EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: PROPOSTA DE SINALIZAÇÃO EM LIBRAS DO ATLAS DE HISTOLOGIA BÁSICA (TAVARES-BASTOS E OLIVEIRA, 2020)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125746 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1979 "inscrito_id" => 6130 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: PROPOSTA DE SINALIZAÇÃO EM LIBRAS DO ATLAS DE HISTOLOGIA BÁSICA (TAVARES-BASTOS E OLIVEIRA, 2020)" "resumo" => "A temática sobre inclusão ao decorrer das décadas, vem ganhando espaço no meio acadêmico e entre a sociedade. O crescimento das interações e acessos digitais na sociedade tem fomentado debates exigindo políticas públicas efetivas para garantir os direitos das pessoas com necessidades específicas, o que antes não era tão comum. Mantoan (2015) ressalta a grande relevância de se discutir inclusão escolar e a urgência em mudar ou até mesmo reformular o modelo educacional, de modo a assegurar o direito à educação de todos os estudantes, como consta na Constituição da República Federativa do Brasil. Com base nesta premissa e objetivando expandir o letramento científico de pessoas surdas em temas complexos no ensino de ciências e de biologia, iniciamos o processo de levantamento de sinais em LIBRAS existentes para traduzir o Atlas de Histologia Básica (Tavares-Bastos e Oliveira, 2020). A pesquisa se debruça primeiramente nas leis de promoção da inclusão de pessoas surdas e posteriormente utiliza de autores que trabalham com inclusão, cultura surda e sinalização de guias na área das ciências biológicas como Iles et. al. (2019) e Santos et. al. (2021). Utilizando-se de dados disponibilizados pela Plataforma Libras Acadêmica UFF (Universidade Federal Fluminense) e guias publicados (Iles et. al., 2019 ; Santos et. al., 2021), temos como resultados o levantamento de sinais para compor a tradução do Atlas de Histologia Básica (Tavares-Bastos e Oliveira, 2020)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6130_TB1979_30102025210155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA DE ALMEIDA MARTINS" "autor_nome_curto" => "PALOMA MARTINS" "autor_email" => "paloma.martins@iqb.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125746 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1979 "inscrito_id" => 6130 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: PROPOSTA DE SINALIZAÇÃO EM LIBRAS DO ATLAS DE HISTOLOGIA BÁSICA (TAVARES-BASTOS E OLIVEIRA, 2020)" "resumo" => "A temática sobre inclusão ao decorrer das décadas, vem ganhando espaço no meio acadêmico e entre a sociedade. O crescimento das interações e acessos digitais na sociedade tem fomentado debates exigindo políticas públicas efetivas para garantir os direitos das pessoas com necessidades específicas, o que antes não era tão comum. Mantoan (2015) ressalta a grande relevância de se discutir inclusão escolar e a urgência em mudar ou até mesmo reformular o modelo educacional, de modo a assegurar o direito à educação de todos os estudantes, como consta na Constituição da República Federativa do Brasil. Com base nesta premissa e objetivando expandir o letramento científico de pessoas surdas em temas complexos no ensino de ciências e de biologia, iniciamos o processo de levantamento de sinais em LIBRAS existentes para traduzir o Atlas de Histologia Básica (Tavares-Bastos e Oliveira, 2020). A pesquisa se debruça primeiramente nas leis de promoção da inclusão de pessoas surdas e posteriormente utiliza de autores que trabalham com inclusão, cultura surda e sinalização de guias na área das ciências biológicas como Iles et. al. (2019) e Santos et. al. (2021). Utilizando-se de dados disponibilizados pela Plataforma Libras Acadêmica UFF (Universidade Federal Fluminense) e guias publicados (Iles et. al., 2019 ; Santos et. al., 2021), temos como resultados o levantamento de sinais para compor a tradução do Atlas de Histologia Básica (Tavares-Bastos e Oliveira, 2020)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6130_TB1979_30102025210155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA DE ALMEIDA MARTINS" "autor_nome_curto" => "PALOMA MARTINS" "autor_email" => "paloma.martins@iqb.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }