PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125751 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1987 "inscrito_id" => 5242 "titulo" => "PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho relata uma proposta de intervenção com objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais em estudantes do ensino médio, especificamente ajudá-los a lidar com a ansiedade. A proposta surgiu durante uma experiência de estágio em psicologia escolar, no qual foi observado que os estudantes apresentavam dificuldade em conciliar demandas escolares com demandas pessoais. Além disso, a educação emocional é uma temática relevante, destacada na BNCC, que enfatiza a necessidade de vivenciar no ambiente escolar situações que aprimorem o estudante como pessoa humana, que conhece seus sentimentos, lida de modo funcional com suas emoções, podendo dessa maneira exercer o respeito a si e ao próximo. A intervenção se apoia no Programa de Alfabetização Emocional para Estudantes, conhecido como abordagem RULLER. A partir de quatro encontros serão abordados os seguintes aspectos: i. Percepção de mudanças fisiológicas em situações ansiogênicas; ii. Reconhecimento das associações feitas à ansiedade; iii. Compreensão da ansiedade como uma emoção fundamental para o desenvolvimento humano; e iv. Estratégias para lidar com a ansiedade quando em nível disfuncional. Metodologias variadas serão utilizadas em cada encontro, a saber: associação livre, construção de nuvens de palavras, questionamento socrático, entre outras. Como resultado, espera-se que os estudantes conheçam mais sobre si e sobre suas emoções, que aprendam estratégias que os auxiliarão com autorregulação, prevenindo níveis disfuncionais de ansiedade. Acredita-se que intervenções dessa natureza trazem implicações importantes para o desenvolvimento emocional do indivíduo, que podem repercutir em seu desenvolvimento cognitivo e escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5242_TB1987_24102025233940.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Beatriz Souza" "autor_email" => "beatriz.ssouza2@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125751 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1987 "inscrito_id" => 5242 "titulo" => "PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho relata uma proposta de intervenção com objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais em estudantes do ensino médio, especificamente ajudá-los a lidar com a ansiedade. A proposta surgiu durante uma experiência de estágio em psicologia escolar, no qual foi observado que os estudantes apresentavam dificuldade em conciliar demandas escolares com demandas pessoais. Além disso, a educação emocional é uma temática relevante, destacada na BNCC, que enfatiza a necessidade de vivenciar no ambiente escolar situações que aprimorem o estudante como pessoa humana, que conhece seus sentimentos, lida de modo funcional com suas emoções, podendo dessa maneira exercer o respeito a si e ao próximo. A intervenção se apoia no Programa de Alfabetização Emocional para Estudantes, conhecido como abordagem RULLER. A partir de quatro encontros serão abordados os seguintes aspectos: i. Percepção de mudanças fisiológicas em situações ansiogênicas; ii. Reconhecimento das associações feitas à ansiedade; iii. Compreensão da ansiedade como uma emoção fundamental para o desenvolvimento humano; e iv. Estratégias para lidar com a ansiedade quando em nível disfuncional. Metodologias variadas serão utilizadas em cada encontro, a saber: associação livre, construção de nuvens de palavras, questionamento socrático, entre outras. Como resultado, espera-se que os estudantes conheçam mais sobre si e sobre suas emoções, que aprendam estratégias que os auxiliarão com autorregulação, prevenindo níveis disfuncionais de ansiedade. Acredita-se que intervenções dessa natureza trazem implicações importantes para o desenvolvimento emocional do indivíduo, que podem repercutir em seu desenvolvimento cognitivo e escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5242_TB1987_24102025233940.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Beatriz Souza" "autor_email" => "beatriz.ssouza2@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }