Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “ABRA A CAIXA” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE O CICLO DO CARBONO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125754
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1998
    "inscrito_id" => 2855
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “ABRA A CAIXA” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE O CICLO DO CARBONO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do jogo didático “Abra a caixa” na abordagem do conteúdo sobre o Ciclo do carbono com estudantes do Ensino médio. O ciclo do carbono é um processo biogeoquímico que garante a reciclagem do carbono, permitindo que esse elemento interaja tanto com o ambiente quanto com os seres vivos. A proposta surgiu a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do 3° Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, Pombos, Pernambuco. O jogo foi desenvolvido pelos pibidianos através do uso de tecnologias digitais, mediante a plataforma Canva. A partir dela houve a criação do design da caixa que seria utilizada, como também cards os quais seriam usados posteriormente com o intuito de que os estudantes vivenciassem uma revisão sobre o Ciclo do carbono e que possibilitasse o envolvimento de todo o grupo. A turma escolheu seus respectivos líderes, sendo eles responsáveis por escolher um card e apresentar a resposta final, decidida em consenso com toda a turma. Caso eles não conseguissem responder, os mediadores explicariam as dúvidas que ali surgissem. Durante a realização do jogo, foi possível observar a interação entre os estudantes nos momentos de diálogo, nos quais discutiam e refletiam sobre suas respostas. Esse processo contribuiu para uma compreensão mais clara da temática abordada, permitindo que os alunos ressignificassem ideias do senso comum. O jogo proporcionou a reconstrução das ideias de maneira dinâmica, favorecendo a potencialização da aprendizagem. A aplicação de atividades lúdicas no ambito escolar potencializa o aumento da participação dos alunos, possibilitando maior interação e melhor desempenho no entendimento sobre o Ciclo do carbono."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2855_TB1998_30102025212616.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KESIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KESIA"
    "autor_email" => "kesia.maria@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125754
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1998
    "inscrito_id" => 2855
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “ABRA A CAIXA” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE O CICLO DO CARBONO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do jogo didático “Abra a caixa” na abordagem do conteúdo sobre o Ciclo do carbono com estudantes do Ensino médio. O ciclo do carbono é um processo biogeoquímico que garante a reciclagem do carbono, permitindo que esse elemento interaja tanto com o ambiente quanto com os seres vivos. A proposta surgiu a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do 3° Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, Pombos, Pernambuco. O jogo foi desenvolvido pelos pibidianos através do uso de tecnologias digitais, mediante a plataforma Canva. A partir dela houve a criação do design da caixa que seria utilizada, como também cards os quais seriam usados posteriormente com o intuito de que os estudantes vivenciassem uma revisão sobre o Ciclo do carbono e que possibilitasse o envolvimento de todo o grupo. A turma escolheu seus respectivos líderes, sendo eles responsáveis por escolher um card e apresentar a resposta final, decidida em consenso com toda a turma. Caso eles não conseguissem responder, os mediadores explicariam as dúvidas que ali surgissem. Durante a realização do jogo, foi possível observar a interação entre os estudantes nos momentos de diálogo, nos quais discutiam e refletiam sobre suas respostas. Esse processo contribuiu para uma compreensão mais clara da temática abordada, permitindo que os alunos ressignificassem ideias do senso comum. O jogo proporcionou a reconstrução das ideias de maneira dinâmica, favorecendo a potencialização da aprendizagem. A aplicação de atividades lúdicas no ambito escolar potencializa o aumento da participação dos alunos, possibilitando maior interação e melhor desempenho no entendimento sobre o Ciclo do carbono."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2855_TB1998_30102025212616.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KESIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KESIA"
    "autor_email" => "kesia.maria@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do jogo didático “Abra a caixa” na abordagem do conteúdo sobre o Ciclo do carbono com estudantes do Ensino médio. O ciclo do carbono é um processo biogeoquímico que garante a reciclagem do carbono, permitindo que esse elemento interaja tanto com o ambiente quanto com os seres vivos. A proposta surgiu a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do 3° Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, Pombos, Pernambuco. O jogo foi desenvolvido pelos pibidianos através do uso de tecnologias digitais, mediante a plataforma Canva. A partir dela houve a criação do design da caixa que seria utilizada, como também cards os quais seriam usados posteriormente com o intuito de que os estudantes vivenciassem uma revisão sobre o Ciclo do carbono e que possibilitasse o envolvimento de todo o grupo. A turma escolheu seus respectivos líderes, sendo eles responsáveis por escolher um card e apresentar a resposta final, decidida em consenso com toda a turma. Caso eles não conseguissem responder, os mediadores explicariam as dúvidas que ali surgissem. Durante a realização do jogo, foi possível observar a interação entre os estudantes nos momentos de diálogo, nos quais discutiam e refletiam sobre suas respostas. Esse processo contribuiu para uma compreensão mais clara da temática abordada, permitindo que os alunos ressignificassem ideias do senso comum. O jogo proporcionou a reconstrução das ideias de maneira dinâmica, favorecendo a potencialização da aprendizagem. A aplicação de atividades lúdicas no ambito escolar potencializa o aumento da participação dos alunos, possibilitando maior interação e melhor desempenho no entendimento sobre o Ciclo do carbono.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.