UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “ABRA A CAIXA” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE O CICLO DO CARBONO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125754 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1998 "inscrito_id" => 2855 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “ABRA A CAIXA” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE O CICLO DO CARBONO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do jogo didático “Abra a caixa” na abordagem do conteúdo sobre o Ciclo do carbono com estudantes do Ensino médio. O ciclo do carbono é um processo biogeoquímico que garante a reciclagem do carbono, permitindo que esse elemento interaja tanto com o ambiente quanto com os seres vivos. A proposta surgiu a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do 3° Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, Pombos, Pernambuco. O jogo foi desenvolvido pelos pibidianos através do uso de tecnologias digitais, mediante a plataforma Canva. A partir dela houve a criação do design da caixa que seria utilizada, como também cards os quais seriam usados posteriormente com o intuito de que os estudantes vivenciassem uma revisão sobre o Ciclo do carbono e que possibilitasse o envolvimento de todo o grupo. A turma escolheu seus respectivos líderes, sendo eles responsáveis por escolher um card e apresentar a resposta final, decidida em consenso com toda a turma. Caso eles não conseguissem responder, os mediadores explicariam as dúvidas que ali surgissem. Durante a realização do jogo, foi possível observar a interação entre os estudantes nos momentos de diálogo, nos quais discutiam e refletiam sobre suas respostas. Esse processo contribuiu para uma compreensão mais clara da temática abordada, permitindo que os alunos ressignificassem ideias do senso comum. O jogo proporcionou a reconstrução das ideias de maneira dinâmica, favorecendo a potencialização da aprendizagem. A aplicação de atividades lúdicas no ambito escolar potencializa o aumento da participação dos alunos, possibilitando maior interação e melhor desempenho no entendimento sobre o Ciclo do carbono." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2855_TB1998_30102025212616.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KESIA" "autor_email" => "kesia.maria@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125754 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1998 "inscrito_id" => 2855 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “ABRA A CAIXA” EM AÇÕES DO PIBID SOBRE O CICLO DO CARBONO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do jogo didático “Abra a caixa” na abordagem do conteúdo sobre o Ciclo do carbono com estudantes do Ensino médio. O ciclo do carbono é um processo biogeoquímico que garante a reciclagem do carbono, permitindo que esse elemento interaja tanto com o ambiente quanto com os seres vivos. A proposta surgiu a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do 3° Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, Pombos, Pernambuco. O jogo foi desenvolvido pelos pibidianos através do uso de tecnologias digitais, mediante a plataforma Canva. A partir dela houve a criação do design da caixa que seria utilizada, como também cards os quais seriam usados posteriormente com o intuito de que os estudantes vivenciassem uma revisão sobre o Ciclo do carbono e que possibilitasse o envolvimento de todo o grupo. A turma escolheu seus respectivos líderes, sendo eles responsáveis por escolher um card e apresentar a resposta final, decidida em consenso com toda a turma. Caso eles não conseguissem responder, os mediadores explicariam as dúvidas que ali surgissem. Durante a realização do jogo, foi possível observar a interação entre os estudantes nos momentos de diálogo, nos quais discutiam e refletiam sobre suas respostas. Esse processo contribuiu para uma compreensão mais clara da temática abordada, permitindo que os alunos ressignificassem ideias do senso comum. O jogo proporcionou a reconstrução das ideias de maneira dinâmica, favorecendo a potencialização da aprendizagem. A aplicação de atividades lúdicas no ambito escolar potencializa o aumento da participação dos alunos, possibilitando maior interação e melhor desempenho no entendimento sobre o Ciclo do carbono." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2855_TB1998_30102025212616.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESIA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KESIA" "autor_email" => "kesia.maria@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }