Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA EM QUÍMICA ANALÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO TÉCNICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125755
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1999
    "inscrito_id" => 6151
    "titulo" => "A MONITORIA EM QUÍMICA ANALÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO TÉCNICO"
    "resumo" => "Este estudo apresenta os impactos da monitoria acadêmica na disciplina de Química Analítica, desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, entre junho de 2022 a março de 2023. A pesquisa teve como objetivo analisar o papel da monitoria na mediação do ensino aprendizagem, destacando sua contribuição para a formação acadêmica dos estudantes e para a qualificação técnica dos monitores. Metodologicamente, a monitoria ocorreu de forma presencial, com atendimentos individuais e coletivos, suporte na resolução de exercícios, auxílio na elaboração de relatórios e participação em aulas práticas laboratoriais. O levantamento de dados foi realizado por meio do registro sistemático dos atendimentos e observação qualitativa do desempenho dos alunos assistidos. Os resultados indicam que a monitoria proporcionou um suporte efetivo no aprofundamento de conceitos fundamentais da Química Analítica, como tratamento estatístico de dados, potenciometria e teoria ácido-base, totalizando 165 atendimentos. Além disso, verificou-se um aprimoramento nas habilidades didáticas do monitor, evidenciando a monitoria como uma ferramenta de formação acadêmica complementar. Conclui-se que a experiência contribuiu significativamente para a redução das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e para a construção de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficiente, reafirmando a monitoria como um mecanismo essencial para o fortalecimento do ensino técnico e da formação científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6151_TB1999_10112025192431.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA QUERINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA QUERINO"
    "autor_email" => "lqs1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125755
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1999
    "inscrito_id" => 6151
    "titulo" => "A MONITORIA EM QUÍMICA ANALÍTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO TÉCNICO"
    "resumo" => "Este estudo apresenta os impactos da monitoria acadêmica na disciplina de Química Analítica, desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, entre junho de 2022 a março de 2023. A pesquisa teve como objetivo analisar o papel da monitoria na mediação do ensino aprendizagem, destacando sua contribuição para a formação acadêmica dos estudantes e para a qualificação técnica dos monitores. Metodologicamente, a monitoria ocorreu de forma presencial, com atendimentos individuais e coletivos, suporte na resolução de exercícios, auxílio na elaboração de relatórios e participação em aulas práticas laboratoriais. O levantamento de dados foi realizado por meio do registro sistemático dos atendimentos e observação qualitativa do desempenho dos alunos assistidos. Os resultados indicam que a monitoria proporcionou um suporte efetivo no aprofundamento de conceitos fundamentais da Química Analítica, como tratamento estatístico de dados, potenciometria e teoria ácido-base, totalizando 165 atendimentos. Além disso, verificou-se um aprimoramento nas habilidades didáticas do monitor, evidenciando a monitoria como uma ferramenta de formação acadêmica complementar. Conclui-se que a experiência contribuiu significativamente para a redução das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e para a construção de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficiente, reafirmando a monitoria como um mecanismo essencial para o fortalecimento do ensino técnico e da formação científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6151_TB1999_10112025192431.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA QUERINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA QUERINO"
    "autor_email" => "lqs1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta os impactos da monitoria acadêmica na disciplina de Química Analítica, desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, entre junho de 2022 a março de 2023. A pesquisa teve como objetivo analisar o papel da monitoria na mediação do ensino aprendizagem, destacando sua contribuição para a formação acadêmica dos estudantes e para a qualificação técnica dos monitores. Metodologicamente, a monitoria ocorreu de forma presencial, com atendimentos individuais e coletivos, suporte na resolução de exercícios, auxílio na elaboração de relatórios e participação em aulas práticas laboratoriais. O levantamento de dados foi realizado por meio do registro sistemático dos atendimentos e observação qualitativa do desempenho dos alunos assistidos. Os resultados indicam que a monitoria proporcionou um suporte efetivo no aprofundamento de conceitos fundamentais da Química Analítica, como tratamento estatístico de dados, potenciometria e teoria ácido-base, totalizando 165 atendimentos. Além disso, verificou-se um aprimoramento nas habilidades didáticas do monitor, evidenciando a monitoria como uma ferramenta de formação acadêmica complementar. Conclui-se que a experiência contribuiu significativamente para a redução das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e para a construção de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficiente, reafirmando a monitoria como um mecanismo essencial para o fortalecimento do ensino técnico e da formação científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.