Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS NA MELIPONICULTURA ESCOLAR: TRANSFORMANDO DESAFIOS EM EMPREENDEDORISMO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A instalação do meliponário na escola despertou a curiosidade dos alunos, que observaram de perto o cotidiano das abelhas nativas, questionando sua organização social e importância ecológica. A proximidade das colmeias proporcionou uma experiência única, conectando os alunos com a natureza e despertando a consciência ambiental. A experiência com o meliponário foi um marco, acendendo a responsabilidade ambiental e social nos jovens. Conscientes dos desafios futuros, os alunos compreenderam a importância da sustentabilidade e da preservação das abelhas. A transição escolar e as dificuldades socioeconômicas, agravadas pela situação de risco que muitos alunos enfrentam, foram transformadas em oportunidades, com a criação de uma atividade prática de empreendedorismo social. Esta atividade permite que os alunos conciliem estudos e trabalho, gerando renda para suas famílias sem abandonar o cuidado com as abelhas. A produção de cosméticos naturais com produtos meliponícolas valorizou os recursos naturais e promoveu a conscientização ambiental. A atividade prática no laboratório desenvolveu habilidades de pesquisa, produção e comercialização. A utilização de própolis e mel das abelhas nativas, ressaltou a sustentabilidade. A produção e a simulação de venda dos cosméticos despertaram o interesse da comunidade escolar. A receptividade dos cosméticos naturais produzidos pelos alunos foi notável, tanto entre os professores quanto na comunidade escolar. A qualidade dos produtos, com seu perfume agradável e os resultados visíveis na pele após o uso, gerou grande interesse e admiração. O empreendedorismo social, como ferramenta de transformação, promoveu a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico. A atividade demonstrou o potencial da educação para formar cidadãos críticos e empenhados com a sustentabilidade, transformando desafios em oportunidades e oferecendo uma alternativa viável para alunos em situação de vulnerabilidade.

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