EDUCAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE COM FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125763 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2018 "inscrito_id" => 5700 "titulo" => "EDUCAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE COM FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar a influência da educação digital nas escolas públicas, destacando a necessidade de um ambiente equipado com ferramentas tecnológicas para potencializar o ensino e a aprendizagem. A tecnologia na educação tem se mostrado uma aliada no desenvolvimento de metodologias inovadoras, promovendo maior engajamento dos alunos e facilitando a adaptação a diferentes estilos de aprendizagem. No entanto, a implementação desses recursos enfrenta desafios como a falta de infraestrutura adequada, a resistência de professores e gestores, além da conectividade limitada em muitas regiões. Com base nesta pragmática foi desenvolvida uma pesquisa de base teórica, exploratória e descritiva a partir de pressupostos como Cavalcante (2021), Freire (1996), Levy (1993) e Tardif (2013). O resumo expandido foi desenvolvido no semestre 2025.1 durante a disciplina de Educação e Tecnologias Digitais do Curso de Licenciatura em Pedagogia, de um Centro Universitário no interior da Paraíba. São discutidas as potencialidades tecnológicas no ambiente escolar, como o uso de plataformas educacionais, softwares de gestão e ferramentas interativas tornam o processo pedagógico mais dinâmico e acessível. São apresentados exemplos de práticas exitosas já adotadas em algumas instituições, evidenciando o impacto positivo dessas inovações no desempenho dos alunos. O resumo também propõe estratégias para uma implementação eficaz da educação digital, considerando a formação docente, investimentos governamentais e parcerias público-privadas, tendo a tecnologia como recurso para transformar a educação mediada pela personalização do ensino e da aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5700_TB2018_23102025233217.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "anasantos2@pedag.fiponline.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125763 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2018 "inscrito_id" => 5700 "titulo" => "EDUCAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE COM FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo abordar a influência da educação digital nas escolas públicas, destacando a necessidade de um ambiente equipado com ferramentas tecnológicas para potencializar o ensino e a aprendizagem. A tecnologia na educação tem se mostrado uma aliada no desenvolvimento de metodologias inovadoras, promovendo maior engajamento dos alunos e facilitando a adaptação a diferentes estilos de aprendizagem. No entanto, a implementação desses recursos enfrenta desafios como a falta de infraestrutura adequada, a resistência de professores e gestores, além da conectividade limitada em muitas regiões. Com base nesta pragmática foi desenvolvida uma pesquisa de base teórica, exploratória e descritiva a partir de pressupostos como Cavalcante (2021), Freire (1996), Levy (1993) e Tardif (2013). O resumo expandido foi desenvolvido no semestre 2025.1 durante a disciplina de Educação e Tecnologias Digitais do Curso de Licenciatura em Pedagogia, de um Centro Universitário no interior da Paraíba. São discutidas as potencialidades tecnológicas no ambiente escolar, como o uso de plataformas educacionais, softwares de gestão e ferramentas interativas tornam o processo pedagógico mais dinâmico e acessível. São apresentados exemplos de práticas exitosas já adotadas em algumas instituições, evidenciando o impacto positivo dessas inovações no desempenho dos alunos. O resumo também propõe estratégias para uma implementação eficaz da educação digital, considerando a formação docente, investimentos governamentais e parcerias público-privadas, tendo a tecnologia como recurso para transformar a educação mediada pela personalização do ensino e da aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5700_TB2018_23102025233217.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "anasantos2@pedag.fiponline.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }