EDUCAÇÃO DE SURDOS DE IGARASSU – PE: PERSPECTIVAS A PARTIR DO PROJETO “LIBRAS VAI À ESCOLA”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125764 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2021 "inscrito_id" => 5951 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS DE IGARASSU – PE: PERSPECTIVAS A PARTIR DO PROJETO “LIBRAS VAI À ESCOLA”" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir algumas das experiências vivenciadas no projeto: “Libras vai à escola”, realizado pela gerência de educação inclusiva a pedido da secretaria de Educação do munícipio de Igarassu – Pernambuco, que ocorreu no segundo semestre de 2024. A motivação para a criação surgiu do pedido de uma aluna surda do fundamental II, que se queixava de ser a única pessoa surda na sala de aula, pontuando a dificuldade de comunicação, e que desejava encontrar outras pessoas surdas a fim de se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais, sem a necessidade da intermediação de um intérprete. Desta forma, a partir do mapeamento da gerência de educação inclusiva, em parceria com os intérpretes de Libras do munícipio de Igarassu, uma vez por semana, as quinze (15) turmas de diferentes escolas, que possuíam surdos matriculados, receberam aulas de Libras uma vez por semana. Além disso, cada escola ficou responsável por criar um produto, como cartilha, panfleto, gravação de vídeos, vivência entre família/escola, jogos de Libras, entre outros. Ao longo dos quatro meses aconteceram visitas de acompanhamento pela gerência, e um momento de encerramento com os intérpretes, trazendo os relatos de experiência vividos por eles nas salas de aula.Todo o processo de aplicação convergiu com os desafios antigos presentes na educação de surdos, a exemplo da discussão das escolas bilíngues, o analfabetismo das pessoas surdas, o desconhecimento da Libras pela família, o papel do professor regente e do intérprete de Libras na inclusão escolar. O projeto também destacou a importancia do conhecimento sobre o perfil das crianças surdas, que devido a aquisição tardia da linguagem possuem lacunas na escolarização, com conhecimento aquém do esperado para sua idade. O que revela a necessidade de elaboração de propostas educacionais continuas, favorecendo o desenvolvimento efetivo de suas capacidades (LACERDA, 2006)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5951_TB2021_23102025130424.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEISE SOUZA DA SILVA CASTRO" "autor_nome_curto" => "DEISE CASTRO" "autor_email" => "deisetrabalho3@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125764 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2021 "inscrito_id" => 5951 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS DE IGARASSU – PE: PERSPECTIVAS A PARTIR DO PROJETO “LIBRAS VAI À ESCOLA”" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir algumas das experiências vivenciadas no projeto: “Libras vai à escola”, realizado pela gerência de educação inclusiva a pedido da secretaria de Educação do munícipio de Igarassu – Pernambuco, que ocorreu no segundo semestre de 2024. A motivação para a criação surgiu do pedido de uma aluna surda do fundamental II, que se queixava de ser a única pessoa surda na sala de aula, pontuando a dificuldade de comunicação, e que desejava encontrar outras pessoas surdas a fim de se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais, sem a necessidade da intermediação de um intérprete. Desta forma, a partir do mapeamento da gerência de educação inclusiva, em parceria com os intérpretes de Libras do munícipio de Igarassu, uma vez por semana, as quinze (15) turmas de diferentes escolas, que possuíam surdos matriculados, receberam aulas de Libras uma vez por semana. Além disso, cada escola ficou responsável por criar um produto, como cartilha, panfleto, gravação de vídeos, vivência entre família/escola, jogos de Libras, entre outros. Ao longo dos quatro meses aconteceram visitas de acompanhamento pela gerência, e um momento de encerramento com os intérpretes, trazendo os relatos de experiência vividos por eles nas salas de aula.Todo o processo de aplicação convergiu com os desafios antigos presentes na educação de surdos, a exemplo da discussão das escolas bilíngues, o analfabetismo das pessoas surdas, o desconhecimento da Libras pela família, o papel do professor regente e do intérprete de Libras na inclusão escolar. O projeto também destacou a importancia do conhecimento sobre o perfil das crianças surdas, que devido a aquisição tardia da linguagem possuem lacunas na escolarização, com conhecimento aquém do esperado para sua idade. O que revela a necessidade de elaboração de propostas educacionais continuas, favorecendo o desenvolvimento efetivo de suas capacidades (LACERDA, 2006)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5951_TB2021_23102025130424.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEISE SOUZA DA SILVA CASTRO" "autor_nome_curto" => "DEISE CASTRO" "autor_email" => "deisetrabalho3@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }