Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: RELATOS E REFLEXÕES DE BOLSISTAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125767
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2024
    "inscrito_id" => 6899
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: RELATOS E REFLEXÕES DE BOLSISTAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de bolsistas e ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sobre a experiência no programa e seus impactos na formação e prática docente no ensino de Ciências Naturais. Adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, fundamentada em autores como Tardif (2014) e Pimenta e Lima (2012), que discutem a formação docente e a construção da identidade profissional. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis participantes, sendo eles bolsistas atuantes e ex-bolsistas do programa, permitindo uma análise aprofundada das vivências dos envolvidos. Os relatos indicam que o PIBID proporciona uma imersão antecipada na realidade escolar, favorecendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas. Além disso, os entrevistados destacam o fortalecimento da identidade docente e a ampliação da compreensão sobre os desafios do ensino de Ciências Naturais, especialmente na contextualização dos conteúdos e na aplicação de metodologias ativas. No entanto, também apontam desafios, como a adaptação à rotina escolar e as dificuldades na implementação de práticas inovadoras. Conclui-se que o PIBID exerce um papel significativo na formação inicial de professores, promovendo reflexões críticas e preparando os participantes para os desafios da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6899_TB2024_18102025230250.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAURA GARCIA SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISAURA"
    "autor_email" => "zaurasiqeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125767
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2024
    "inscrito_id" => 6899
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: RELATOS E REFLEXÕES DE BOLSISTAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de bolsistas e ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sobre a experiência no programa e seus impactos na formação e prática docente no ensino de Ciências Naturais. Adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, fundamentada em autores como Tardif (2014) e Pimenta e Lima (2012), que discutem a formação docente e a construção da identidade profissional. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis participantes, sendo eles bolsistas atuantes e ex-bolsistas do programa, permitindo uma análise aprofundada das vivências dos envolvidos. Os relatos indicam que o PIBID proporciona uma imersão antecipada na realidade escolar, favorecendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas. Além disso, os entrevistados destacam o fortalecimento da identidade docente e a ampliação da compreensão sobre os desafios do ensino de Ciências Naturais, especialmente na contextualização dos conteúdos e na aplicação de metodologias ativas. No entanto, também apontam desafios, como a adaptação à rotina escolar e as dificuldades na implementação de práticas inovadoras. Conclui-se que o PIBID exerce um papel significativo na formação inicial de professores, promovendo reflexões críticas e preparando os participantes para os desafios da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6899_TB2024_18102025230250.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAURA GARCIA SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISAURA"
    "autor_email" => "zaurasiqeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de bolsistas e ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sobre a experiência no programa e seus impactos na formação e prática docente no ensino de Ciências Naturais. Adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, fundamentada em autores como Tardif (2014) e Pimenta e Lima (2012), que discutem a formação docente e a construção da identidade profissional. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis participantes, sendo eles bolsistas atuantes e ex-bolsistas do programa, permitindo uma análise aprofundada das vivências dos envolvidos. Os relatos indicam que o PIBID proporciona uma imersão antecipada na realidade escolar, favorecendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas. Além disso, os entrevistados destacam o fortalecimento da identidade docente e a ampliação da compreensão sobre os desafios do ensino de Ciências Naturais, especialmente na contextualização dos conteúdos e na aplicação de metodologias ativas. No entanto, também apontam desafios, como a adaptação à rotina escolar e as dificuldades na implementação de práticas inovadoras. Conclui-se que o PIBID exerce um papel significativo na formação inicial de professores, promovendo reflexões críticas e preparando os participantes para os desafios da docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.