Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO SOBRE COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta intervenção teve por objetivo analisar o uso da experimentação para o ensino do conceito de coeficiente de solubilidade entre estudantes do Ensino Médio. Considerando a experimentação no ensino de química como uma importante ferramenta para facilitar a articulação dos conceitos abstratos, foi desenvolvida uma sequência didática que integrou aulas teóricas e experimentos práticos, com o intuito de tornar o conteúdo mais acessível e compreensível. Utilizando de uma metodologia de natureza qualitativa e quantitativa, tendo como sujeitos 33 alunos de uma turma do 2° ano de uma escola estadual de referência em Ensino Médio no município de Serra Talhada - PE. O caminho metodologico foi planejado e realizado em: aula teórica, seguido de experimento (aula prática) e posteriormente a aplicação de uma atividade de verificação de aprendizagem, na outra semana uma entrevista com 20 alunos que estavam presentes na aula, onde os dados foram coletados por meio de gravações de áudio e produções escritas. Inicialmente, os alunos expuseram suas concepções prévias sobre solubilidade, que foram, posteriormente, confrontadas com a experiência prática que demonstraram os fatores que influenciam a dissolução de solutos em solventes, tais como temperatura e natureza dos componentes. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a partir da falas registradas na entrevista, os estudantes demonstraram que o uso da experimentação no ensino de conceitos abstratos na química do ensino médio, possibilita maior entendimento e engajamento no conteúdo abordado, visto que, segundo os mesmos, o experimento facilita a compreensão do assunto. Diante disso, verificou-se que o uso de experimentos no ensino de química no ensino médio, ajuda a facilitar a articulação do conteúdo, visto que ela tem potencial de fazer o aluno compreender a abordagem não só numa esfera abstrata, mas também de forma mais tangíveis.

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