Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“CAIXA DA FOSSILIZAÇÃO”: PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA SE TRABALHAR OS PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125771
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2034
    "inscrito_id" => 5278
    "titulo" => "“CAIXA DA FOSSILIZAÇÃO”: PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA SE TRABALHAR OS PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO"
    "resumo" => "A Paleontologia é o campo da Ciência que busca estudar os registros deixados por seres vivos que residiam no ambiente terrestre ao longo da escala do Tempo Geológico (Godoi et al., 2022). Logo, inserir nos componentes curriculares a paleontologia é fundamental para entender a história biológica dos indivíduos na perspectiva temporal dos diversos contextos geológicos sofridos pela Terra. Assim, a abordagem dos conteúdos paleontológicos nas escolas é necessária, contudo, sua mediação como conteúdo escolar é rodeada de negligências por parte das escolas, pois muitas vezes falta atenção sobre o estudo desses conteúdos em sala de aula, uma vez que, a maioria dos discentes, tem sua base sobre o assunto pautado na visão da mídia (revistas, televisão etc.) que é trazida de forma distorcida e/ou confusa (Duarte et al.,2016). Ademais, para Mendes, Siqueira e Costa (2020) o conteúdo de paleontologia, na maioria das vezes, é apresentado pelos professores embasados apenas no livro didático. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo criar uma maquete didática destinada à abordagem dos processos de fossilização de forma dinâmica e científica. A proposta foi desenvolvida por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas (UFPE/CAV) para vivência nas aulas de Biologia ao se trabalhar os conteúdos paleontológicos. O recurso se pauta na criação de uma maquete que apresenta os processos de fossilização de forma visível e palpável. A montagem da maquete é viabilizada pela elaboração de cenários que demonstre os passos necessários para a fossilização de materiais orgânicos. Sua aplicação pode ser realizada durante a apresentação do tema em sala, possibilitando que os estudantes consigam interpretar de forma facilitada o conteúdo. Na visão de Ferreira e Minuz (2020) metodologias diferenciadas, como o uso de materiais concretos e lúdicos, podem garantir uma aprendizagem mais eficiente e a um desenvolvimento pleno dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5278_TB2034_30102025205005.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÁZARO JOSÉ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LÁZARO"
    "autor_email" => "lazaro.jsouza@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125771
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2034
    "inscrito_id" => 5278
    "titulo" => "“CAIXA DA FOSSILIZAÇÃO”: PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA SE TRABALHAR OS PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO"
    "resumo" => "A Paleontologia é o campo da Ciência que busca estudar os registros deixados por seres vivos que residiam no ambiente terrestre ao longo da escala do Tempo Geológico (Godoi et al., 2022). Logo, inserir nos componentes curriculares a paleontologia é fundamental para entender a história biológica dos indivíduos na perspectiva temporal dos diversos contextos geológicos sofridos pela Terra. Assim, a abordagem dos conteúdos paleontológicos nas escolas é necessária, contudo, sua mediação como conteúdo escolar é rodeada de negligências por parte das escolas, pois muitas vezes falta atenção sobre o estudo desses conteúdos em sala de aula, uma vez que, a maioria dos discentes, tem sua base sobre o assunto pautado na visão da mídia (revistas, televisão etc.) que é trazida de forma distorcida e/ou confusa (Duarte et al.,2016). Ademais, para Mendes, Siqueira e Costa (2020) o conteúdo de paleontologia, na maioria das vezes, é apresentado pelos professores embasados apenas no livro didático. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo criar uma maquete didática destinada à abordagem dos processos de fossilização de forma dinâmica e científica. A proposta foi desenvolvida por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas (UFPE/CAV) para vivência nas aulas de Biologia ao se trabalhar os conteúdos paleontológicos. O recurso se pauta na criação de uma maquete que apresenta os processos de fossilização de forma visível e palpável. A montagem da maquete é viabilizada pela elaboração de cenários que demonstre os passos necessários para a fossilização de materiais orgânicos. Sua aplicação pode ser realizada durante a apresentação do tema em sala, possibilitando que os estudantes consigam interpretar de forma facilitada o conteúdo. Na visão de Ferreira e Minuz (2020) metodologias diferenciadas, como o uso de materiais concretos e lúdicos, podem garantir uma aprendizagem mais eficiente e a um desenvolvimento pleno dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5278_TB2034_30102025205005.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÁZARO JOSÉ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LÁZARO"
    "autor_email" => "lazaro.jsouza@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Paleontologia é o campo da Ciência que busca estudar os registros deixados por seres vivos que residiam no ambiente terrestre ao longo da escala do Tempo Geológico (Godoi et al., 2022). Logo, inserir nos componentes curriculares a paleontologia é fundamental para entender a história biológica dos indivíduos na perspectiva temporal dos diversos contextos geológicos sofridos pela Terra. Assim, a abordagem dos conteúdos paleontológicos nas escolas é necessária, contudo, sua mediação como conteúdo escolar é rodeada de negligências por parte das escolas, pois muitas vezes falta atenção sobre o estudo desses conteúdos em sala de aula, uma vez que, a maioria dos discentes, tem sua base sobre o assunto pautado na visão da mídia (revistas, televisão etc.) que é trazida de forma distorcida e/ou confusa (Duarte et al.,2016). Ademais, para Mendes, Siqueira e Costa (2020) o conteúdo de paleontologia, na maioria das vezes, é apresentado pelos professores embasados apenas no livro didático. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo criar uma maquete didática destinada à abordagem dos processos de fossilização de forma dinâmica e científica. A proposta foi desenvolvida por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas (UFPE/CAV) para vivência nas aulas de Biologia ao se trabalhar os conteúdos paleontológicos. O recurso se pauta na criação de uma maquete que apresenta os processos de fossilização de forma visível e palpável. A montagem da maquete é viabilizada pela elaboração de cenários que demonstre os passos necessários para a fossilização de materiais orgânicos. Sua aplicação pode ser realizada durante a apresentação do tema em sala, possibilitando que os estudantes consigam interpretar de forma facilitada o conteúdo. Na visão de Ferreira e Minuz (2020) metodologias diferenciadas, como o uso de materiais concretos e lúdicos, podem garantir uma aprendizagem mais eficiente e a um desenvolvimento pleno dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.