Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DA PESQUISA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é parte de um estudo exploratório, bibliográfico com abordagem de análise qualitativa e tem como objetivo analisar a organização dos espaços pedagógicos da pesquisa no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As discussões sobre a organização de espaços pedagógicos ainda é incipiente no meio acadêmico, sobretudo quando o recorte é o universo da pesquisa e da formação de novos pesquisadores. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) fundamenta-se em uma política pública de educação que busca concretizar um modelo de educação escolar compromissada com a formação integral do ser humano. Seguindo essas premissas, por meio dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, diferente das tradicionais escolas de nível médio, os IFs visam promover o desenvolvimento da capacidade de investigação científica como aspecto indispensável à formação humana. Uma vez que a EPT é uma concepção de educação profissional que articula trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões do processo educativo, e que os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, constituídos como espaços pedagógicos, precisam atender aos fundamentos da EPT, o desafio que se impõe ao campo da EPT, e aos Institutos Federais, é compreender a pesquisa como um espaço pedagógico. Para isso, gestores da pesquisa e Professores orientadores precisam pensar a organização dos espaços pedagógicos nos quais o trabalho de formação de novos pesquisadores é realizado. Esse tipo de iniciativa tende a contribuir para o fortalecimento e a consolidação da EPT, reafirma os princípios de uma educação integral e incentiva a transformação social pela produção de conhecimentos e pelo desenvolvimento de uma cultura institucional que desafio os modelos tradicionais de educação escolar apresentando novas formas de organização do ensino e dos espaços pedagógicos necessários à efetivação dos objetivos da EPT.

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