A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DA PESQUISA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125773 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2038 "inscrito_id" => 8461 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DA PESQUISA" "resumo" => "Este trabalho é parte de um estudo exploratório, bibliográfico com abordagem de análise qualitativa e tem como objetivo analisar a organização dos espaços pedagógicos da pesquisa no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As discussões sobre a organização de espaços pedagógicos ainda é incipiente no meio acadêmico, sobretudo quando o recorte é o universo da pesquisa e da formação de novos pesquisadores. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) fundamenta-se em uma política pública de educação que busca concretizar um modelo de educação escolar compromissada com a formação integral do ser humano. Seguindo essas premissas, por meio dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, diferente das tradicionais escolas de nível médio, os IFs visam promover o desenvolvimento da capacidade de investigação científica como aspecto indispensável à formação humana. Uma vez que a EPT é uma concepção de educação profissional que articula trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões do processo educativo, e que os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, constituídos como espaços pedagógicos, precisam atender aos fundamentos da EPT, o desafio que se impõe ao campo da EPT, e aos Institutos Federais, é compreender a pesquisa como um espaço pedagógico. Para isso, gestores da pesquisa e Professores orientadores precisam pensar a organização dos espaços pedagógicos nos quais o trabalho de formação de novos pesquisadores é realizado. Esse tipo de iniciativa tende a contribuir para o fortalecimento e a consolidação da EPT, reafirma os princípios de uma educação integral e incentiva a transformação social pela produção de conhecimentos e pelo desenvolvimento de uma cultura institucional que desafio os modelos tradicionais de educação escolar apresentando novas formas de organização do ensino e dos espaços pedagógicos necessários à efetivação dos objetivos da EPT." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8461_TB2038_28102025134935.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA LEMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nubia.lemos@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125773 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2038 "inscrito_id" => 8461 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DA PESQUISA" "resumo" => "Este trabalho é parte de um estudo exploratório, bibliográfico com abordagem de análise qualitativa e tem como objetivo analisar a organização dos espaços pedagógicos da pesquisa no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As discussões sobre a organização de espaços pedagógicos ainda é incipiente no meio acadêmico, sobretudo quando o recorte é o universo da pesquisa e da formação de novos pesquisadores. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) fundamenta-se em uma política pública de educação que busca concretizar um modelo de educação escolar compromissada com a formação integral do ser humano. Seguindo essas premissas, por meio dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, diferente das tradicionais escolas de nível médio, os IFs visam promover o desenvolvimento da capacidade de investigação científica como aspecto indispensável à formação humana. Uma vez que a EPT é uma concepção de educação profissional que articula trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões do processo educativo, e que os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, constituídos como espaços pedagógicos, precisam atender aos fundamentos da EPT, o desafio que se impõe ao campo da EPT, e aos Institutos Federais, é compreender a pesquisa como um espaço pedagógico. Para isso, gestores da pesquisa e Professores orientadores precisam pensar a organização dos espaços pedagógicos nos quais o trabalho de formação de novos pesquisadores é realizado. Esse tipo de iniciativa tende a contribuir para o fortalecimento e a consolidação da EPT, reafirma os princípios de uma educação integral e incentiva a transformação social pela produção de conhecimentos e pelo desenvolvimento de uma cultura institucional que desafio os modelos tradicionais de educação escolar apresentando novas formas de organização do ensino e dos espaços pedagógicos necessários à efetivação dos objetivos da EPT." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8461_TB2038_28102025134935.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA LEMOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nubia.lemos@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }