QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO: DEBATENDO ISTS NO ENSINO MÉDIO
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A pesquisa, de natureza qualitativa, em uma primeira aplicação, foi realizada com alunos do 2º ano de uma escola localizada no município de Duque de Caxias e teve como foco promover um debate sobre as ISTs e ensinar conceitos químicos de forma integrada e contextualizada. O experimento utilizou a fenolftaleína, um indicador ácido-base, para simular diferentes condições de saúde relacionadas às ISTs. Essa abordagem prática e interativa visou engajar os alunos, tornando o aprendizado mais significativo e estimulando a reflexão sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde sexual. Os resultados do experimento foram positivos, demonstrando que a integração entre química e saúde pública é uma estratégia eficaz para conscientizar os alunos sobre as ISTs. Através de um questionário designado para a turma, foi possível verificar que todos os participantes compreenderam tanto os conceitos químicos quanto as informações sobre as infecções, evidenciando a eficácia da abordagem proposta. Em uma segunda aplicação, com alunos do 3° ano do Ensino Médio na mesma escola, o trabalho contou com um novo material de apoio, um folder contendo informações sobre as ISTs, bem como com orientações de onde e como os alunos poderiam se informar e agir em prol da prevenção das ISTs. Ao combinar o ensino de química com a discussão sobre ISTs, este trabalho contribui para a formação de cidadãos mais informados e responsáveis em relação à sua saúde e à saúde da comunidade. A pesquisa demonstra que é possível utilizar a química como uma ferramenta poderosa para abordar questões sociais relevantes de forma prática e engajadora." 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