Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO: DEBATENDO ISTS NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para conscientizar estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio do ensino de química, especificamente utilizando o conceito de ácidos e bases. A pesquisa, de natureza qualitativa, em uma primeira aplicação, foi realizada com alunos do 2º ano de uma escola localizada no município de Duque de Caxias e teve como foco promover um debate sobre as ISTs e ensinar conceitos químicos de forma integrada e contextualizada. O experimento utilizou a fenolftaleína, um indicador ácido-base, para simular diferentes condições de saúde relacionadas às ISTs. Essa abordagem prática e interativa visou engajar os alunos, tornando o aprendizado mais significativo e estimulando a reflexão sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde sexual. Os resultados do experimento foram positivos, demonstrando que a integração entre química e saúde pública é uma estratégia eficaz para conscientizar os alunos sobre as ISTs. Através de um questionário designado para a turma, foi possível verificar que todos os participantes compreenderam tanto os conceitos químicos quanto as informações sobre as infecções, evidenciando a eficácia da abordagem proposta. Em uma segunda aplicação, com alunos do 3° ano do Ensino Médio na mesma escola, o trabalho contou com um novo material de apoio, um folder contendo informações sobre as ISTs, bem como com orientações de onde e como os alunos poderiam se informar e agir em prol da prevenção das ISTs. Ao combinar o ensino de química com a discussão sobre ISTs, este trabalho contribui para a formação de cidadãos mais informados e responsáveis em relação à sua saúde e à saúde da comunidade. A pesquisa demonstra que é possível utilizar a química como uma ferramenta poderosa para abordar questões sociais relevantes de forma prática e engajadora.

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