Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HUMANIZAÇÃO DO ENSINO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo aborda de maneira efetiva a necessidade quanto à humanização do ensino no contexto das políticas educacionais brasileiras. A humanização, entendida como um processo de valorização do sujeito no ambiente escolar, que leva em consideração suas necessidades emocionais, cognitivas e sociais, é vista como um dos principais desafios do sistema educacional atual. O modelo educacional vigente muitas vezes ignora a singularidade de cada aluno e a complexidade de suas vivências, priorizando o aprendizado técnico e a preparação para o mercado, em detrimento de uma formação integral que respeite as diversas dimensões humanas. A metodologia presente no artigo foi baseada nas contribuições teóricas do escritor húngaro István Mészáros, especialmente em sua obra “A Educação para Além do Capital”, que abrange uma visão crítica ao modo utilitarista da educação. Mészáros defende a educação não deve ser reduzida a um processo de treinamento para atender às exigências do mercado, mas sim um meio de emancipação do ser humano, contribuindo para sua formação crítica e reflexiva. Ele argumenta que o sistema educacional deve ser transformado de maneira a permitir que os alunos se tornem sujeitos plenos de sua própria história, conscientes de seu papel na sociedade e capazes de agir coletivamente em busca de uma transformação social mais justa. O artigo também analisa as políticas públicas implementadas nas últimas décadas, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A humanização, portanto, não deve ser vista como uma mudança nas práticas pedagógicas, que apenas ajustam as técnicas de ensino, mas como uma verdadeira mudança de paradigma no entendimento mais profundo da educação em sua totalidade. Essa transformação implica não apenas nas estratégias de ensino, mas em reavaliar o próprio conceito de educação. A educação, dessa forma, deve ser uma ferramenta de transformação social.

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