ATIVIDADES SÍNCRONAS REGULADAS (ASR) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125793 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2078 "inscrito_id" => 5822 "titulo" => "ATIVIDADES SÍNCRONAS REGULADAS (ASR) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA" "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) vem se revelando como uma significativa tendência na esfera educacional, principalmente na educação superior. A modalidade já não é novidade no mundo educacional, uma vez que os primeiros registros de sua utilização foram identificados em 1728, por meio de um curso por correspondência na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Contudo, na atualidade, a palavra que se instala no auge da EaD é interação, que se torna possível mediante as tecnologias de comunicação cada vez mais fluentes e acessíveis. Hoje, já é possível falar em interação em tempo real, proporcionada pelas videoconferências, por exemplo, em que pessoas, espacialmente separadas, assistem a uma aula de forma síncrona. É sabido que, hoje, com o avanço das tecnologias educacionais e a crescente adoção do ensino remoto, a interação síncrona mediada por plataformas digitais tem se tornado um componente importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos futuros docentes. Neste sentido, esta pesquisa visa analisar o papel das atividades síncronas reguladas (ASR) na formação inicial de professores de Física e Matemática na EaD, visando responder a seguinte problemática: qual o impacto das ASR na formação inicial de professores de Física e Matemática no contexto do EaD? Para responder a essa questão, a investigação adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia do estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas abertas, aplicado a 12 estudantes dos cursos de Matemática e Física de uma instituição de educação a distância, situada na cidade de Curitiba-PR. Os dados produzidos foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam que as ASR promovem interação entre professor e futuro professor, e que as mesmas são potencializadoras do desenvolvimento de habilidades científicas, essenciais para a inserção do futuro professor no mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5822_TB2078_18102025144758.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELE APARECIDA CORREA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "GRAZIELE R" "autor_email" => "graziele.correa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125793 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2078 "inscrito_id" => 5822 "titulo" => "ATIVIDADES SÍNCRONAS REGULADAS (ASR) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA" "resumo" => "A Educação a Distância (EaD) vem se revelando como uma significativa tendência na esfera educacional, principalmente na educação superior. A modalidade já não é novidade no mundo educacional, uma vez que os primeiros registros de sua utilização foram identificados em 1728, por meio de um curso por correspondência na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Contudo, na atualidade, a palavra que se instala no auge da EaD é interação, que se torna possível mediante as tecnologias de comunicação cada vez mais fluentes e acessíveis. Hoje, já é possível falar em interação em tempo real, proporcionada pelas videoconferências, por exemplo, em que pessoas, espacialmente separadas, assistem a uma aula de forma síncrona. É sabido que, hoje, com o avanço das tecnologias educacionais e a crescente adoção do ensino remoto, a interação síncrona mediada por plataformas digitais tem se tornado um componente importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos futuros docentes. Neste sentido, esta pesquisa visa analisar o papel das atividades síncronas reguladas (ASR) na formação inicial de professores de Física e Matemática na EaD, visando responder a seguinte problemática: qual o impacto das ASR na formação inicial de professores de Física e Matemática no contexto do EaD? Para responder a essa questão, a investigação adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia do estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas abertas, aplicado a 12 estudantes dos cursos de Matemática e Física de uma instituição de educação a distância, situada na cidade de Curitiba-PR. Os dados produzidos foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam que as ASR promovem interação entre professor e futuro professor, e que as mesmas são potencializadoras do desenvolvimento de habilidades científicas, essenciais para a inserção do futuro professor no mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5822_TB2078_18102025144758.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELE APARECIDA CORREA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "GRAZIELE R" "autor_email" => "graziele.correa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }