CONSCIENTIZAÇÃO E RECICLAGEM: OS PILARES PARA UM AMBIENTE ESCOLAR SUSTENTÁVEL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125794 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2079 "inscrito_id" => 8150 "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO E RECICLAGEM: OS PILARES PARA UM AMBIENTE ESCOLAR SUSTENTÁVEL" "resumo" => "A sociedade contemporânea ainda é fortemente dependente de materiais sólidos de consumo cotidiano tais como plásticos, papel etc. Há que se destacar, no entanto, que a obtenção e descarte desses materiais costumeiramente causam diversos impactos ambientais negativos. Por essa razão, é necessário debater sobre a obtenção e o uso responsável desses materiais, principalmente no Ensino básico, pois, conforme Jacobi (2003), o ambiente escolar mostra-se um espaço de referência para o desenvolvimento e o estímulo para compreender e refletir sobre a complexidade ambiental. Sob esse olhar, um projeto foi implementado por integrantes do PIBID de um curso de Licenciatura em Química, em uma escola pública de Ensino Médio do interior do Ceará. Esse projeto objetivava conscientizar alunos(as) do ensino médio sobre o consumo consciente de produtos e materiais de uso cotidiano, tais como papel, plástico etc. Adicionalmente, buscou-se a promoção de práticas e hábitos direcionados à reciclagem, reutilização e descarte adequado desses materiais. Dentre as ações desenvolvidas, trabalhou-se o impacto ambiental negativo que esses produtos causam ao meio ambiente, realizou-se práticas de reciclagem e de divulgação de políticas sustentáveis para a manutenção de um ambiente escolar ecologicamente responsável, tais como implantação de coletores seletivos, incentivos à separação do lixo, colaboração com cooperativas locais de reciclagem de lixo urbano etc. Este trabalho tem por objetivo relatar como essas abordagens contribuíram com a transformação do ambiente escolar e favoreceram o fortalecimento de uma cultura de hábitos ambientalmente conscientes. Embora o foco imediato do projeto fosse os estudantes, manteve-se em perspectiva que esses atuem como multiplicadores de práticas ecologicamente responsáveis com seus familiares, colegas, amigos, professores e afins, desencadeando uma corrente de cuidado e respeito ao meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8150_TB2079_30102025204010.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilherme.rodrigues11@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125794 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2079 "inscrito_id" => 8150 "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO E RECICLAGEM: OS PILARES PARA UM AMBIENTE ESCOLAR SUSTENTÁVEL" "resumo" => "A sociedade contemporânea ainda é fortemente dependente de materiais sólidos de consumo cotidiano tais como plásticos, papel etc. Há que se destacar, no entanto, que a obtenção e descarte desses materiais costumeiramente causam diversos impactos ambientais negativos. Por essa razão, é necessário debater sobre a obtenção e o uso responsável desses materiais, principalmente no Ensino básico, pois, conforme Jacobi (2003), o ambiente escolar mostra-se um espaço de referência para o desenvolvimento e o estímulo para compreender e refletir sobre a complexidade ambiental. Sob esse olhar, um projeto foi implementado por integrantes do PIBID de um curso de Licenciatura em Química, em uma escola pública de Ensino Médio do interior do Ceará. Esse projeto objetivava conscientizar alunos(as) do ensino médio sobre o consumo consciente de produtos e materiais de uso cotidiano, tais como papel, plástico etc. Adicionalmente, buscou-se a promoção de práticas e hábitos direcionados à reciclagem, reutilização e descarte adequado desses materiais. Dentre as ações desenvolvidas, trabalhou-se o impacto ambiental negativo que esses produtos causam ao meio ambiente, realizou-se práticas de reciclagem e de divulgação de políticas sustentáveis para a manutenção de um ambiente escolar ecologicamente responsável, tais como implantação de coletores seletivos, incentivos à separação do lixo, colaboração com cooperativas locais de reciclagem de lixo urbano etc. Este trabalho tem por objetivo relatar como essas abordagens contribuíram com a transformação do ambiente escolar e favoreceram o fortalecimento de uma cultura de hábitos ambientalmente conscientes. Embora o foco imediato do projeto fosse os estudantes, manteve-se em perspectiva que esses atuem como multiplicadores de práticas ecologicamente responsáveis com seus familiares, colegas, amigos, professores e afins, desencadeando uma corrente de cuidado e respeito ao meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8150_TB2079_30102025204010.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilherme.rodrigues11@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }