Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO(ACEX) NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFBA CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: DESAFIOS E BENEFÍCIOS PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As atividades curriculares de extensão apareceram primeiramente na Inglaterra no século XIX como sendo uma educação continuada. No Brasil ganhou relevância primeiramente no Plano Nacional de Educação definindo assim a obrigatoriedade de 10% dos créditos curriculares da graduação. Ela é de extrema importância na formação do estudante principalmente por criar uma relação entre universidade e sociedade, sendo uma troca de saberes. Sendo assim o presente estudo tem como objetivo investigar os principais desafios e benefícios das atividades curriculares de extensão nos cursos de Engenharia do IFBA Campus de Vitória da Conquista. A opção metodológica foi por uma pesquisa de caráter descritivo no qual se fez necessário detalhar o que são as atividades curriculares dentro do Campus e uma pesquisa explicativa, pois foi necessário identificar a relação entre aluno, professor, ACEX e instituição analisando assim os principais benefícios e desafios apresentados. O estudo realizado constatou através de aplicação de formulários distribuídos entre professores e alunos que têm ou já tiveram vínculo com ACEX dentro do Campus que 80% dos estudantes e 100% dos professores acreditam que as ACEX contribuem para a formação profissional, sendo considerada uma experiência excelente para a maioria dos alunos que desenvolvem habilidades práticas e aplicáveis sendo de suma importância para o desenvolvimento do futuro profissional.

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