A INSERÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO(ACEX) NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFBA CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: DESAFIOS E BENEFÍCIOS PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125795 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2080 "inscrito_id" => 6223 "titulo" => "A INSERÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO(ACEX) NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFBA CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: DESAFIOS E BENEFÍCIOS PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "As atividades curriculares de extensão apareceram primeiramente na Inglaterra no século XIX como sendo uma educação continuada. No Brasil ganhou relevância primeiramente no Plano Nacional de Educação definindo assim a obrigatoriedade de 10% dos créditos curriculares da graduação. Ela é de extrema importância na formação do estudante principalmente por criar uma relação entre universidade e sociedade, sendo uma troca de saberes. Sendo assim o presente estudo tem como objetivo investigar os principais desafios e benefícios das atividades curriculares de extensão nos cursos de Engenharia do IFBA Campus de Vitória da Conquista. A opção metodológica foi por uma pesquisa de caráter descritivo no qual se fez necessário detalhar o que são as atividades curriculares dentro do Campus e uma pesquisa explicativa, pois foi necessário identificar a relação entre aluno, professor, ACEX e instituição analisando assim os principais benefícios e desafios apresentados. O estudo realizado constatou através de aplicação de formulários distribuídos entre professores e alunos que têm ou já tiveram vínculo com ACEX dentro do Campus que 80% dos estudantes e 100% dos professores acreditam que as ACEX contribuem para a formação profissional, sendo considerada uma experiência excelente para a maioria dos alunos que desenvolvem habilidades práticas e aplicáveis sendo de suma importância para o desenvolvimento do futuro profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6223_TB2080_30102025184338.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE SOUZA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joiceaandrade2016@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125795 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2080 "inscrito_id" => 6223 "titulo" => "A INSERÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO(ACEX) NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFBA CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: DESAFIOS E BENEFÍCIOS PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "As atividades curriculares de extensão apareceram primeiramente na Inglaterra no século XIX como sendo uma educação continuada. No Brasil ganhou relevância primeiramente no Plano Nacional de Educação definindo assim a obrigatoriedade de 10% dos créditos curriculares da graduação. Ela é de extrema importância na formação do estudante principalmente por criar uma relação entre universidade e sociedade, sendo uma troca de saberes. Sendo assim o presente estudo tem como objetivo investigar os principais desafios e benefícios das atividades curriculares de extensão nos cursos de Engenharia do IFBA Campus de Vitória da Conquista. A opção metodológica foi por uma pesquisa de caráter descritivo no qual se fez necessário detalhar o que são as atividades curriculares dentro do Campus e uma pesquisa explicativa, pois foi necessário identificar a relação entre aluno, professor, ACEX e instituição analisando assim os principais benefícios e desafios apresentados. O estudo realizado constatou através de aplicação de formulários distribuídos entre professores e alunos que têm ou já tiveram vínculo com ACEX dentro do Campus que 80% dos estudantes e 100% dos professores acreditam que as ACEX contribuem para a formação profissional, sendo considerada uma experiência excelente para a maioria dos alunos que desenvolvem habilidades práticas e aplicáveis sendo de suma importância para o desenvolvimento do futuro profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6223_TB2080_30102025184338.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE SOUZA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joiceaandrade2016@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }