Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEMINÓ, UM DOMINÓ PARA APRENDIZAGEM DA ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A genética é o campo da biologia que estuda a hereditariedade. É realizada nas células por moléculas como os ácidos nucleicos (DNA - Ácido Desoxirribonucleico e RNA - Ácido Ribonucleico) e proteínas, que são moléculas responsáveis pelo armazenamento, transmissão e expressão da informação nos seres vivos. Trata-se de uma área de grande importância, que vem ganhando destaque devido aos avanços científicos e tecnológicos. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi construir um jogo didático Geminó, no formato de dominó, como ferramenta para o ensino-aprendizagem da estrutura dos ácidos nucleicos. Para isso, foi utilizado um dominó convencional onde foram impressas uma cobertura em papel adesivo. Também foi proposta a criação de cards contendo perguntas sobre o conteúdo, podendo ser utilizados para ampliar a dificuldade do jogo. O jogo foi aplicado com os alunos do ensino técnico integrado de diversos cursos e na Licenciatura de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Para jogar as peças foram distribuídas entre os participantes, e iniciando o jogo com a desoxirribose em ambos os lados, seguindo no sentido horário, cada jogador colocando uma peça de acordo com os pareamentos possíveis: Desoxirribose e Ribose com fosfato; Timina ou Uracila com Adenina; Citosina com Guanina; Purina com Pirimidina, e duas ou três ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Na ausência de peças para descartar, o jogador utiliza os cards e lê a pergunta, e o jogo continua a partir de quem a conseguiu responder corretamente. Através dessa metodologia ativa foi possível perceber a aprendizagem sobre a principal estrutura que armazena a informação genética e os mecanismos associados a ela. A rapidez das partidas, o baixo custo da montagem do jogo e sua ludicidade para transmitir o conteúdo fazem do Geminó uma alternativa de destaque para revisão, engajamento dos alunos e aprendizagem significativa no conteúdo de genética molecular.

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