GEMINÓ, UM DOMINÓ PARA APRENDIZAGEM DA ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125801 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2087 "inscrito_id" => 4730 "titulo" => "GEMINÓ, UM DOMINÓ PARA APRENDIZAGEM DA ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS" "resumo" => "A genética é o campo da biologia que estuda a hereditariedade. É realizada nas células por moléculas como os ácidos nucleicos (DNA - Ácido Desoxirribonucleico e RNA - Ácido Ribonucleico) e proteínas, que são moléculas responsáveis pelo armazenamento, transmissão e expressão da informação nos seres vivos. Trata-se de uma área de grande importância, que vem ganhando destaque devido aos avanços científicos e tecnológicos. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi construir um jogo didático Geminó, no formato de dominó, como ferramenta para o ensino-aprendizagem da estrutura dos ácidos nucleicos. Para isso, foi utilizado um dominó convencional onde foram impressas uma cobertura em papel adesivo. Também foi proposta a criação de cards contendo perguntas sobre o conteúdo, podendo ser utilizados para ampliar a dificuldade do jogo. O jogo foi aplicado com os alunos do ensino técnico integrado de diversos cursos e na Licenciatura de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Para jogar as peças foram distribuídas entre os participantes, e iniciando o jogo com a desoxirribose em ambos os lados, seguindo no sentido horário, cada jogador colocando uma peça de acordo com os pareamentos possíveis: Desoxirribose e Ribose com fosfato; Timina ou Uracila com Adenina; Citosina com Guanina; Purina com Pirimidina, e duas ou três ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Na ausência de peças para descartar, o jogador utiliza os cards e lê a pergunta, e o jogo continua a partir de quem a conseguiu responder corretamente. Através dessa metodologia ativa foi possível perceber a aprendizagem sobre a principal estrutura que armazena a informação genética e os mecanismos associados a ela. A rapidez das partidas, o baixo custo da montagem do jogo e sua ludicidade para transmitir o conteúdo fazem do Geminó uma alternativa de destaque para revisão, engajamento dos alunos e aprendizagem significativa no conteúdo de genética molecular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4730_TB2087_30102025222149.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA LETÍCIA MELO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Alana Melo" "autor_email" => "melolet123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125801 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2087 "inscrito_id" => 4730 "titulo" => "GEMINÓ, UM DOMINÓ PARA APRENDIZAGEM DA ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS" "resumo" => "A genética é o campo da biologia que estuda a hereditariedade. É realizada nas células por moléculas como os ácidos nucleicos (DNA - Ácido Desoxirribonucleico e RNA - Ácido Ribonucleico) e proteínas, que são moléculas responsáveis pelo armazenamento, transmissão e expressão da informação nos seres vivos. Trata-se de uma área de grande importância, que vem ganhando destaque devido aos avanços científicos e tecnológicos. Neste sentido o objetivo deste trabalho foi construir um jogo didático Geminó, no formato de dominó, como ferramenta para o ensino-aprendizagem da estrutura dos ácidos nucleicos. Para isso, foi utilizado um dominó convencional onde foram impressas uma cobertura em papel adesivo. Também foi proposta a criação de cards contendo perguntas sobre o conteúdo, podendo ser utilizados para ampliar a dificuldade do jogo. O jogo foi aplicado com os alunos do ensino técnico integrado de diversos cursos e na Licenciatura de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Para jogar as peças foram distribuídas entre os participantes, e iniciando o jogo com a desoxirribose em ambos os lados, seguindo no sentido horário, cada jogador colocando uma peça de acordo com os pareamentos possíveis: Desoxirribose e Ribose com fosfato; Timina ou Uracila com Adenina; Citosina com Guanina; Purina com Pirimidina, e duas ou três ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Na ausência de peças para descartar, o jogador utiliza os cards e lê a pergunta, e o jogo continua a partir de quem a conseguiu responder corretamente. Através dessa metodologia ativa foi possível perceber a aprendizagem sobre a principal estrutura que armazena a informação genética e os mecanismos associados a ela. A rapidez das partidas, o baixo custo da montagem do jogo e sua ludicidade para transmitir o conteúdo fazem do Geminó uma alternativa de destaque para revisão, engajamento dos alunos e aprendizagem significativa no conteúdo de genética molecular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4730_TB2087_30102025222149.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA LETÍCIA MELO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Alana Melo" "autor_email" => "melolet123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }