Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÃO E PRÁTICA: A INFLUÊNCIA DA DÚVIDA METÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A dúvida metódica desenvolvida pelo filósofo francês René Descartes, enquanto pensamento, transpõe-se em práticas reflexivas que utilizam o questionamento sistemático sobre todo o conhecimento em busca de verdades absolutas. Visto isso, metodologias e práticas que desenvolvam o pensamento crítico dos estudantes sobre o conhecimento e o seu meio como a de John Dewey, Paulo Freire e David Kold, ganham maior importância pela forma não mecanicista ou robotizada que se baseia apenas em fazer com que o aluno reproduza o que se ensina sem questionar e explorar as inúmeras outras possibilidades. Sobre o modo de ensino das séries iniciais (do 1° ao 5° ano), este estudo teve como objetivo analisar o cenário atual frente as mudanças e desafios de implementar reflexões e práticas que propiciem o letramento científico, visto que, de maneira indireta, a influência do desenvolvimento tecnológico tem modelado os hábitos e formas de aprendizagem, consequentemente impactando o desempenho do aluno. A partir da revisão bibliográfica de trabalhos científicos dos últimos quinze anos, obtidos a partir de bases de dados eletrônicas Scielo, Google Acadêmico e CAPES, o presente trabalho buscou avaliar qualitativamente como a prática reflexiva tem sido abordada no ensino de ciências, sobretudo a química. Dentre os principais achados está a forma não homogênea e até mesmo ausente dos educadores sobre esta abordagem pedagógica. Conclui-se que os conceitos apresentados voltados para a química enquanto área do conhecimento ainda demandam mais pesquisas-ação necessários para ampliar, aprimorar e refinar este tema.

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