REFLEXÃO E PRÁTICA: A INFLUÊNCIA DA DÚVIDA METÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125805 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2100 "inscrito_id" => 9096 "titulo" => "REFLEXÃO E PRÁTICA: A INFLUÊNCIA DA DÚVIDA METÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "A dúvida metódica desenvolvida pelo filósofo francês René Descartes, enquanto pensamento, transpõe-se em práticas reflexivas que utilizam o questionamento sistemático sobre todo o conhecimento em busca de verdades absolutas. Visto isso, metodologias e práticas que desenvolvam o pensamento crítico dos estudantes sobre o conhecimento e o seu meio como a de John Dewey, Paulo Freire e David Kold, ganham maior importância pela forma não mecanicista ou robotizada que se baseia apenas em fazer com que o aluno reproduza o que se ensina sem questionar e explorar as inúmeras outras possibilidades. Sobre o modo de ensino das séries iniciais (do 1° ao 5° ano), este estudo teve como objetivo analisar o cenário atual frente as mudanças e desafios de implementar reflexões e práticas que propiciem o letramento científico, visto que, de maneira indireta, a influência do desenvolvimento tecnológico tem modelado os hábitos e formas de aprendizagem, consequentemente impactando o desempenho do aluno. A partir da revisão bibliográfica de trabalhos científicos dos últimos quinze anos, obtidos a partir de bases de dados eletrônicas Scielo, Google Acadêmico e CAPES, o presente trabalho buscou avaliar qualitativamente como a prática reflexiva tem sido abordada no ensino de ciências, sobretudo a química. Dentre os principais achados está a forma não homogênea e até mesmo ausente dos educadores sobre esta abordagem pedagógica. Conclui-se que os conceitos apresentados voltados para a química enquanto área do conhecimento ainda demandam mais pesquisas-ação necessários para ampliar, aprimorar e refinar este tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9096_TB2100_30102025181613.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIMAR LOPES CARVALHO NETO" "autor_nome_curto" => "EDIMAR" "autor_email" => "edimarnetogg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125805 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2100 "inscrito_id" => 9096 "titulo" => "REFLEXÃO E PRÁTICA: A INFLUÊNCIA DA DÚVIDA METÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS" "resumo" => "A dúvida metódica desenvolvida pelo filósofo francês René Descartes, enquanto pensamento, transpõe-se em práticas reflexivas que utilizam o questionamento sistemático sobre todo o conhecimento em busca de verdades absolutas. Visto isso, metodologias e práticas que desenvolvam o pensamento crítico dos estudantes sobre o conhecimento e o seu meio como a de John Dewey, Paulo Freire e David Kold, ganham maior importância pela forma não mecanicista ou robotizada que se baseia apenas em fazer com que o aluno reproduza o que se ensina sem questionar e explorar as inúmeras outras possibilidades. Sobre o modo de ensino das séries iniciais (do 1° ao 5° ano), este estudo teve como objetivo analisar o cenário atual frente as mudanças e desafios de implementar reflexões e práticas que propiciem o letramento científico, visto que, de maneira indireta, a influência do desenvolvimento tecnológico tem modelado os hábitos e formas de aprendizagem, consequentemente impactando o desempenho do aluno. A partir da revisão bibliográfica de trabalhos científicos dos últimos quinze anos, obtidos a partir de bases de dados eletrônicas Scielo, Google Acadêmico e CAPES, o presente trabalho buscou avaliar qualitativamente como a prática reflexiva tem sido abordada no ensino de ciências, sobretudo a química. Dentre os principais achados está a forma não homogênea e até mesmo ausente dos educadores sobre esta abordagem pedagógica. Conclui-se que os conceitos apresentados voltados para a química enquanto área do conhecimento ainda demandam mais pesquisas-ação necessários para ampliar, aprimorar e refinar este tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9096_TB2100_30102025181613.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIMAR LOPES CARVALHO NETO" "autor_nome_curto" => "EDIMAR" "autor_email" => "edimarnetogg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }