CARTOGRAFANDO A ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125806 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2102 "inscrito_id" => 9358 "titulo" => "CARTOGRAFANDO A ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM" "resumo" => "O Brasil, historicamente, teve sua economia e população concentradas em áreas rurais, o que impactou a educação no campo, muitas vezes desconsiderando as especificidades culturais e sociais dessa população. Com o avanço dos movimentos sociais, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) passou a reivindicar uma reforma agrária e um modelo educacional voltado às necessidades do campo. Nesse contexto, a pesquisa "Cartografando a Escola do Campo no Município de Manaus" tem como objetivo mapear a estrutura física e pedagógica das escolas rurais do município. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva histórico-crítica para a análise dos dados. Foram realizadas buscas no site da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e na Divisão Distrital Zona Rural (DDZ-Rural), que identificaram a existência de 91 escolas rurais em 2024. Essas instituições se dividem em duas categorias: rodoviárias, situadas ao longo da BR-174 (Manaus-Boa Vista), Rodovia AM-010, Puraquequara e Tarumã/Vivendas; e ribeirinhas, localizadas às margens dos rios Amazonas e Negro, além de igarapés. Os resultados evidenciam a necessidade de um olhar mais atento da gestão pública para a organização escolar no campo, garantindo que as especificidades dessa modalidade de ensino sejam respeitadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9358_TB2102_23102025111418.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE GOMES MAIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "danig7555@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125806 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2102 "inscrito_id" => 9358 "titulo" => "CARTOGRAFANDO A ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM" "resumo" => "O Brasil, historicamente, teve sua economia e população concentradas em áreas rurais, o que impactou a educação no campo, muitas vezes desconsiderando as especificidades culturais e sociais dessa população. Com o avanço dos movimentos sociais, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) passou a reivindicar uma reforma agrária e um modelo educacional voltado às necessidades do campo. Nesse contexto, a pesquisa "Cartografando a Escola do Campo no Município de Manaus" tem como objetivo mapear a estrutura física e pedagógica das escolas rurais do município. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva histórico-crítica para a análise dos dados. Foram realizadas buscas no site da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e na Divisão Distrital Zona Rural (DDZ-Rural), que identificaram a existência de 91 escolas rurais em 2024. Essas instituições se dividem em duas categorias: rodoviárias, situadas ao longo da BR-174 (Manaus-Boa Vista), Rodovia AM-010, Puraquequara e Tarumã/Vivendas; e ribeirinhas, localizadas às margens dos rios Amazonas e Negro, além de igarapés. Os resultados evidenciam a necessidade de um olhar mais atento da gestão pública para a organização escolar no campo, garantindo que as especificidades dessa modalidade de ensino sejam respeitadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9358_TB2102_23102025111418.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE GOMES MAIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "danig7555@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }