REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM PARINTINS-AM
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Considerando os desafios específicos enfrentados por esses profissionais, como a precarização das condições de trabalho, o isolamento geográfico e a necessidade de metodologias adequadas à realidade local, tais políticas visam garantir o acesso a estratégias pedagógicas inovadoras e ao aprofundamento dos conhecimentos científicos e didáticos. Além disso, essas iniciativas são essenciais para a promoção de uma educação emancipatória, que possibilite ao sujeito do campo compreender sua realidade de forma crítica e atuar na transformação de seu meio social. Este estudo teve como objetivo geral, refletir sobre o papel das políticas públicas de formação continuada dos professores de matemática da educação do campo em Parintins-AM. A metodologia dotada para o estudo foi a pesquisa bibliográfica, através da busca em bases de dados eletrônicas como Google Acadêmico, Scielo e Base de Teses e Dissertações da CAPES, embasando-se em autores como Borges, Arroyo, Novóa, Caldart, dentre outros. Justifica-se a relevância do estudo, pois o mesmo, contribui para a compreensão crítica das ações voltadas à qualificação docente em contextos campesinos. A revisão de literatura possibilita a identificação de desafios e avanços na implementação dessas políticas, fornecendo subsídios para aprimoramentos futuros. Além disso, evidencia a importância de uma educação emancipatória, que valorize os saberes do campo e promova a equidade educacional, fortalecendo o debate acadêmico e subsidiando práticas educacionais mais eficazes e contextualizadas. Dessa forma, conclui-se que a formação continuada fortalece a identidade dos sujeitos do campo, contribui para a redução das desigualdades educacionais e assegura uma educação contextualizada e alinhada às necessidades da comunidade." 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