Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO ENQUANTO FERRAMENTA DE ENSINO: EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO JOGO “DEMOCRATIZANDO”

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência da idealização, construção e aplicação do jogo intitulado “Democratizando”, cujo objetivo é trabalhar as instâncias do poder público (legislativo, executivo e judiciário) e os canais de participação social. Foi idealizado para estudantes dos anos finais (4° e 5° ano) da primeira etapa do Ensino Fundamental. Para o alcance deste objetivo, alguns específicos foram traçados, tais quais: identificar as esferas do poder público e suas funções, compreender a importância dos canais de participação social na democracia e estimular o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e raciocínio crítico. O jogo nasceu a partir da disciplina de Geografia e Prática do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), passando por etapas de pesquisas teóricas, elaboração e confecção do recurso, apresentação em sala para socialização entre os pares, aplicação externa (turma do 4° ano do Ensino Fundamental) e escrita de relatório referente a aplicação. O recurso é um jogo de trilha que possibilita a participação entre 2 a 6 jogadores ou duas a seis equipes, disponibilizando cartas com perguntas de múltipla escolha em níveis fácil e difícil, além das cartas de vida para cada competidor ou equipe. Além dos jogadores, é necessário um “juiz” que fará a verificação dos acertos e erros das perguntas. A experiência da aplicação do recurso numa sala de 4º ano do Ensino Fundamental trouxe a percepção de que metodologias lúdicas e ativas tornam o ensino ainda mais significativo e cativante, aproximando os conteúdos com a realidade dos estudantes e gerando engajamento de forma espontânea. Proporcionou, também, reflexões sobre a necessidade de ajustes constantes na prática pedagógica para que o ensino se torne mais dinâmico e valorize o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento.

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