"REFLEXÕES SOBRE O GÊNERO: O PAPEL DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO USO DE LIVROS PARADIDÁTICOS"
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125812 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2109 "inscrito_id" => 8961 "titulo" => ""REFLEXÕES SOBRE O GÊNERO: O PAPEL DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO USO DE LIVROS PARADIDÁTICOS"" "resumo" => "Quando mencionamos professoras de ciências naturais, surge a indagação: elas conseguem lidar com essa tarefa? De que maneira o livro paradidático de ciências pode apoiar essas educadoras no que diz respeito ao estudo de gênero? Estes são questionamentos que merecem nossa reflexão, especialmente em uma era digital que envolve tanto os alunos quanto os professores. Nesse cenário, este trabalho visa enfatizar a importância de investigarmos o papel das professoras de Ciências da Natureza na utilização de livros paradidáticos como recurso para o ensino de disciplinas tidas como "duras" e como protagonistas na narrativa da ciência ao longo do tempo. Para isso, foi conduzida uma revisão de literatura que abrange o período de 2014 a 2024, utilizando plataformas como Scielo, Google Acadêmico e outras. As publicações encontradas e suas análises qualitativas evidenciam a necessidade de um estudo mais profundo em áreas específicas como física e química, além de sublinhar a relevância de reconhecermos a contribuição das cientistas e dos livros paradidáticos para uma ciência mais engajada. Assim, a linha de investigação reforça a análise sobre gênero e ciências naturais, assim como a função das professoras que requerem estratégias que fomentem a autorreflexão acerca da importância da leitura e dos símbolos presentes no livro paradidático de ciências naturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8961_TB2109_29102025220325.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAZIANE SOARES ALVARENGA" "autor_nome_curto" => "GLAZIANE" "autor_email" => "glazi4@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125812 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2109 "inscrito_id" => 8961 "titulo" => ""REFLEXÕES SOBRE O GÊNERO: O PAPEL DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO USO DE LIVROS PARADIDÁTICOS"" "resumo" => "Quando mencionamos professoras de ciências naturais, surge a indagação: elas conseguem lidar com essa tarefa? De que maneira o livro paradidático de ciências pode apoiar essas educadoras no que diz respeito ao estudo de gênero? Estes são questionamentos que merecem nossa reflexão, especialmente em uma era digital que envolve tanto os alunos quanto os professores. Nesse cenário, este trabalho visa enfatizar a importância de investigarmos o papel das professoras de Ciências da Natureza na utilização de livros paradidáticos como recurso para o ensino de disciplinas tidas como "duras" e como protagonistas na narrativa da ciência ao longo do tempo. Para isso, foi conduzida uma revisão de literatura que abrange o período de 2014 a 2024, utilizando plataformas como Scielo, Google Acadêmico e outras. As publicações encontradas e suas análises qualitativas evidenciam a necessidade de um estudo mais profundo em áreas específicas como física e química, além de sublinhar a relevância de reconhecermos a contribuição das cientistas e dos livros paradidáticos para uma ciência mais engajada. Assim, a linha de investigação reforça a análise sobre gênero e ciências naturais, assim como a função das professoras que requerem estratégias que fomentem a autorreflexão acerca da importância da leitura e dos símbolos presentes no livro paradidático de ciências naturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8961_TB2109_29102025220325.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAZIANE SOARES ALVARENGA" "autor_nome_curto" => "GLAZIANE" "autor_email" => "glazi4@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }