IMPACTO DO USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM IMPERATRIZ-MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125814 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2111 "inscrito_id" => 9462 "titulo" => "IMPACTO DO USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM IMPERATRIZ-MA" "resumo" => "A experimentação no ensino de Física desempenha um papel fundamental na compreensão dos conceitos teóricos. No entanto, a falta de recursos e de infraestrutura na maioria das escolas públicas do Maranhão dificulta a realização de experimentos práticos. Nesse contexto, o uso de experimentos virtuais com materiais recicláveis surge como uma alternativa viável e eficaz em muitos lugares do Brasil, como mostram Araújo et al. (2020) e Silva e Santos (2019). Entender como esses recursos têm sido utilizados nas escolas públicas de ensino médio e sua eficácia no ensino e na aprendizagem é um passo importante. Essa compreensão ajuda as universidades a intervirem com ações de extensão que visam a preparar melhor os atuais e futuros professores para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e significativo. Este estudo avaliou uso de experimentos virtuais de baixo custo no ensino de mecânica, eletricidade e óptica em cinco escolas públicas estaduais da cidade de Imperatriz, Maranhão. Foi utilizada uma abordagem mista combinando métodos qualitativos e quantitativos por meio de questionários presenciais, conforme descrito por Creswell (2014) e Flick (2018). Além disso, analisamos como essas atividades aumentaram o interesse dos alunos por tópicos avançados de Física e Ciências em geral. Os dados coletados mostram que o uso de experimentos virtuais e de baixo custo ainda é muito limitado, principalmente devido à baixa disponibilidade de recursos tecnológicos e à falta de treinamento dos professores no uso desses experimentos e plataformas. Quando usados, experimentos virtuais e de baixo custo despertam maior interesse entre os alunos e proporcionam um aprendizado mais eficaz. Além disso, essa abordagem permitiu que os alunos vissem a física de forma positiva, abandonando as percepções negativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9462_TB2111_30102025204746.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEMUEL MATOS MOURA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Kemuel Moura" "autor_email" => "kemuelmourasilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125814 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2111 "inscrito_id" => 9462 "titulo" => "IMPACTO DO USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM IMPERATRIZ-MA" "resumo" => "A experimentação no ensino de Física desempenha um papel fundamental na compreensão dos conceitos teóricos. No entanto, a falta de recursos e de infraestrutura na maioria das escolas públicas do Maranhão dificulta a realização de experimentos práticos. Nesse contexto, o uso de experimentos virtuais com materiais recicláveis surge como uma alternativa viável e eficaz em muitos lugares do Brasil, como mostram Araújo et al. (2020) e Silva e Santos (2019). Entender como esses recursos têm sido utilizados nas escolas públicas de ensino médio e sua eficácia no ensino e na aprendizagem é um passo importante. Essa compreensão ajuda as universidades a intervirem com ações de extensão que visam a preparar melhor os atuais e futuros professores para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e significativo. Este estudo avaliou uso de experimentos virtuais de baixo custo no ensino de mecânica, eletricidade e óptica em cinco escolas públicas estaduais da cidade de Imperatriz, Maranhão. Foi utilizada uma abordagem mista combinando métodos qualitativos e quantitativos por meio de questionários presenciais, conforme descrito por Creswell (2014) e Flick (2018). Além disso, analisamos como essas atividades aumentaram o interesse dos alunos por tópicos avançados de Física e Ciências em geral. Os dados coletados mostram que o uso de experimentos virtuais e de baixo custo ainda é muito limitado, principalmente devido à baixa disponibilidade de recursos tecnológicos e à falta de treinamento dos professores no uso desses experimentos e plataformas. Quando usados, experimentos virtuais e de baixo custo despertam maior interesse entre os alunos e proporcionam um aprendizado mais eficaz. Além disso, essa abordagem permitiu que os alunos vissem a física de forma positiva, abandonando as percepções negativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9462_TB2111_30102025204746.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEMUEL MATOS MOURA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Kemuel Moura" "autor_email" => "kemuelmourasilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }