Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO INFLUENCIADORAS PODEROSAS: INTERSECÇÕES ENTRE PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E MULTILETRAMENTOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do projeto de extensão “Influenciadoras Poderosas” (PJ046-2024), desenvolvido entre abril de 2024 a março de 2025, vinculado ao Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) do Campus Universitário de Tucuruí, da Universidade Federal do Pará (CAMTUC/UFPA), com financiamento da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA). Além disso, integra as ações do Projeto “Potencializando Meninas e Mulheres na Região do Lago de Tucuruí - Pará: Práticas de Incentivo, Permanência e Conclusão nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, aprovado no âmbito da Chamada CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023. Com foco no protagonismo feminino, a iniciativa estruturou-se em três eixos: comunicação, gênero e raça, e práticas de linguagem contemporâneas. Esses eixos estão alinhados a uma perspectiva educomunicativa e dialogam com princípios como alteridade, cidadania, consciência social, democratização das mídias e formação do pensamento crítico e reflexivo. Ao longo de um ano, foram ofertadas 16 oficinas, destinadas a alunas do ensino médio das escolas estaduais EEEM Rui Barbosa, EEEM Ana Pontes Francez, EEEM Simão Jacinto dos Reis e EEEM Raimundo Ribeiro de Souza, em Tucuruí-PA. As atividades abordaram temáticas como práticas educomunicativas e multiletramentos, comunicação consciente, oratória e construção de narrativas envolventes com a técnica storytelling, além do uso criativo do Canva e fotografia digital com celular. Ademais, foram realizadas duas rodas de conversa/palestras sobre assédio, incluindo a campanha “Mais respeito e menos assédio” e dois eventos em parceria com outros projetos do PMME, abordando a equidade de gênero e as barreiras vivenciadas pelas mulheres no campo científico. Ao todo, foram impactadas cerca de 195 participantes, sendo 51 cursistas e 144 participantes dos eventos. A proposta do projeto foi referenciada nos estudos de Angelim (2023), Rojo (2017), Domingos (2009) e Castells (2003), sendo importante frisar a sua natureza qualitativa, conforme (Minayo, 2001).

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