PROJETO INFLUENCIADORAS PODEROSAS: INTERSECÇÕES ENTRE PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E MULTILETRAMENTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125816 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2113 "inscrito_id" => 8495 "titulo" => "PROJETO INFLUENCIADORAS PODEROSAS: INTERSECÇÕES ENTRE PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E MULTILETRAMENTOS" "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência do projeto de extensão “Influenciadoras Poderosas” (PJ046-2024), desenvolvido entre abril de 2024 a março de 2025, vinculado ao Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) do Campus Universitário de Tucuruí, da Universidade Federal do Pará (CAMTUC/UFPA), com financiamento da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA). Além disso, integra as ações do Projeto “Potencializando Meninas e Mulheres na Região do Lago de Tucuruí - Pará: Práticas de Incentivo, Permanência e Conclusão nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, aprovado no âmbito da Chamada CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023. Com foco no protagonismo feminino, a iniciativa estruturou-se em três eixos: comunicação, gênero e raça, e práticas de linguagem contemporâneas. Esses eixos estão alinhados a uma perspectiva educomunicativa e dialogam com princípios como alteridade, cidadania, consciência social, democratização das mídias e formação do pensamento crítico e reflexivo. Ao longo de um ano, foram ofertadas 16 oficinas, destinadas a alunas do ensino médio das escolas estaduais EEEM Rui Barbosa, EEEM Ana Pontes Francez, EEEM Simão Jacinto dos Reis e EEEM Raimundo Ribeiro de Souza, em Tucuruí-PA. As atividades abordaram temáticas como práticas educomunicativas e multiletramentos, comunicação consciente, oratória e construção de narrativas envolventes com a técnica storytelling, além do uso criativo do Canva e fotografia digital com celular. Ademais, foram realizadas duas rodas de conversa/palestras sobre assédio, incluindo a campanha “Mais respeito e menos assédio” e dois eventos em parceria com outros projetos do PMME, abordando a equidade de gênero e as barreiras vivenciadas pelas mulheres no campo científico. Ao todo, foram impactadas cerca de 195 participantes, sendo 51 cursistas e 144 participantes dos eventos. A proposta do projeto foi referenciada nos estudos de Angelim (2023), Rojo (2017), Domingos (2009) e Castells (2003), sendo importante frisar a sua natureza qualitativa, conforme (Minayo, 2001)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8495_TB2113_30102025233003.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDENÊ FREITAS DA SILVA MOTA" "autor_nome_curto" => "ILDENÊ MOTA" "autor_email" => "ildenemota@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125816 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2113 "inscrito_id" => 8495 "titulo" => "PROJETO INFLUENCIADORAS PODEROSAS: INTERSECÇÕES ENTRE PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E MULTILETRAMENTOS" "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência do projeto de extensão “Influenciadoras Poderosas” (PJ046-2024), desenvolvido entre abril de 2024 a março de 2025, vinculado ao Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) do Campus Universitário de Tucuruí, da Universidade Federal do Pará (CAMTUC/UFPA), com financiamento da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA). Além disso, integra as ações do Projeto “Potencializando Meninas e Mulheres na Região do Lago de Tucuruí - Pará: Práticas de Incentivo, Permanência e Conclusão nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, aprovado no âmbito da Chamada CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023. Com foco no protagonismo feminino, a iniciativa estruturou-se em três eixos: comunicação, gênero e raça, e práticas de linguagem contemporâneas. Esses eixos estão alinhados a uma perspectiva educomunicativa e dialogam com princípios como alteridade, cidadania, consciência social, democratização das mídias e formação do pensamento crítico e reflexivo. Ao longo de um ano, foram ofertadas 16 oficinas, destinadas a alunas do ensino médio das escolas estaduais EEEM Rui Barbosa, EEEM Ana Pontes Francez, EEEM Simão Jacinto dos Reis e EEEM Raimundo Ribeiro de Souza, em Tucuruí-PA. As atividades abordaram temáticas como práticas educomunicativas e multiletramentos, comunicação consciente, oratória e construção de narrativas envolventes com a técnica storytelling, além do uso criativo do Canva e fotografia digital com celular. Ademais, foram realizadas duas rodas de conversa/palestras sobre assédio, incluindo a campanha “Mais respeito e menos assédio” e dois eventos em parceria com outros projetos do PMME, abordando a equidade de gênero e as barreiras vivenciadas pelas mulheres no campo científico. Ao todo, foram impactadas cerca de 195 participantes, sendo 51 cursistas e 144 participantes dos eventos. A proposta do projeto foi referenciada nos estudos de Angelim (2023), Rojo (2017), Domingos (2009) e Castells (2003), sendo importante frisar a sua natureza qualitativa, conforme (Minayo, 2001)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8495_TB2113_30102025233003.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDENÊ FREITAS DA SILVA MOTA" "autor_nome_curto" => "ILDENÊ MOTA" "autor_email" => "ildenemota@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }