Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E AS PRÁTICAS DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DA EQUIPE DOCENTE DE ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO DURANTE OS 40 ANOS DE HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL ARLETE ROSA CASTANHO, CABO FRIO, RJ.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral refletir acerca das Políticas Públicas de Educação e as práticas de Gestão Escolar na Educação Bilíngue para Surdos. O referencial teórico-metodológico aponta para a Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa-Ação, onde as autoras realizam o trabalho pedagógico na E. M. Arlete Rosa Castanho, no Município de Cabo Frio/RJ. O trabalho realizado em 2024 foi apresentado no IV Simpósio de Didática e Formação Docente do Leped – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Leped/FE/UFRJ/CNPq), onde foi possível a discussão sobre “Ser professor/a iniciante na América Latina: desafios, responsabilidades e políticas de formação e acompanhamento.” A Instituição ora citada comemora os seus 40 anos de luta e resistência na Educação Bilíngue para Surdos, sendo a única Escola na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, Brasil, voltada para a cultura surda. Os autores Freire (2011), Perrenoud (2000), Libâneo (2004; 2007; 2013; 2017), Quadros (2000; 2006), Lebedeff (2001; 2015; 2017), Campello (2008) colaboraram para os estudos. Ao longo das experiências as autoras expõem os desafios sobre a Formação Inicial e Continuada na Educação Bilíngue para Surdos, incluindo todos da comunidade escolar e priorizando as interações a partir da Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua do surdo, bem como as intervenções realizadas ao longo do trabalho de docência no Assessoramento Pedagógico, onde as atribuições de Supervisão Escolar e do Serviço de Orientação Educacional colaboram no apoio à prática pedagógica. Os estudos apontam para as possibilidades de futuras pesquisas na área da Educação Bilíngue para Surdos.

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