Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A BIOTECNOLOGIA: METODOLOGIAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ATIVAS PARA O 9° ANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125819
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 6794
    "titulo" => "EXPLORANDO A BIOTECNOLOGIA: METODOLOGIAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ATIVAS PARA O 9° ANO"
    "resumo" => "A busca por integrar metodologias ativas no ambiente escolar, visa transformar o aprendizado em uma experiência mais envolvente e eficaz. Este trabalho aborda de maneira detalhada as metodologias aplicadas ao ensino de biotecnologia para alunos do 9° ano da escola E.M.E.I.F Santa Terezinha, e tem como objetivo de promover um aprendizado dina?mico e interdisciplinar. A proposta e? integrar teoria e pra?tica atrave?s de atividades experimentais ativas, permitindo com que os alunos se conectem de forma eficaz com os conteu?dos abordados. As metodologias adotadas estimulam discusso?es em grupo e experie?ncias pra?ticas, como cultivo de plantas e extrac?a?o de DNA de frutas. Tais atividades sa?o cruciais para uma melhor compreensa?o dos conceitos, permitindo que os alunos vivenciem na pra?tica o que aprenderam teoricamente. Ale?m disso, a criac?a?o de histo?rias em quadrinhos promove uma forma inovadora de expressa?o dos estudantes, incentivando a criatividade, o trabalho colaborativo e a originalidade. Este trabalho ressalta a significa?ncia de adotar abordagens dida?ticas diversificadas que estimulem a construc?a?o do conhecimento cienti?fico de maneira lu?dica e interativa. Tais pra?ticas na?o so? tornam o aprendizado mais acessi?vel e prazeroso, mas tambe?m contribuem para a formac?a?o de alunos cri?ticos e conscientes sobre a realidade da biotecnologia em seu cotidiano. Ao promover uma educac?a?o que valoriza a explorac?a?o e a experimentac?a?o, buscamos preparar os alunos para se tornarem agentes de mudanc?a em sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6794_TB2119_14102025111111.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX BAIA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALEX BAIA"
    "autor_email" => "alex.baia18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125819
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 6794
    "titulo" => "EXPLORANDO A BIOTECNOLOGIA: METODOLOGIAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ATIVAS PARA O 9° ANO"
    "resumo" => "A busca por integrar metodologias ativas no ambiente escolar, visa transformar o aprendizado em uma experiência mais envolvente e eficaz. Este trabalho aborda de maneira detalhada as metodologias aplicadas ao ensino de biotecnologia para alunos do 9° ano da escola E.M.E.I.F Santa Terezinha, e tem como objetivo de promover um aprendizado dina?mico e interdisciplinar. A proposta e? integrar teoria e pra?tica atrave?s de atividades experimentais ativas, permitindo com que os alunos se conectem de forma eficaz com os conteu?dos abordados. As metodologias adotadas estimulam discusso?es em grupo e experie?ncias pra?ticas, como cultivo de plantas e extrac?a?o de DNA de frutas. Tais atividades sa?o cruciais para uma melhor compreensa?o dos conceitos, permitindo que os alunos vivenciem na pra?tica o que aprenderam teoricamente. Ale?m disso, a criac?a?o de histo?rias em quadrinhos promove uma forma inovadora de expressa?o dos estudantes, incentivando a criatividade, o trabalho colaborativo e a originalidade. Este trabalho ressalta a significa?ncia de adotar abordagens dida?ticas diversificadas que estimulem a construc?a?o do conhecimento cienti?fico de maneira lu?dica e interativa. Tais pra?ticas na?o so? tornam o aprendizado mais acessi?vel e prazeroso, mas tambe?m contribuem para a formac?a?o de alunos cri?ticos e conscientes sobre a realidade da biotecnologia em seu cotidiano. Ao promover uma educac?a?o que valoriza a explorac?a?o e a experimentac?a?o, buscamos preparar os alunos para se tornarem agentes de mudanc?a em sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6794_TB2119_14102025111111.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX BAIA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALEX BAIA"
    "autor_email" => "alex.baia18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A busca por integrar metodologias ativas no ambiente escolar, visa transformar o aprendizado em uma experiência mais envolvente e eficaz. Este trabalho aborda de maneira detalhada as metodologias aplicadas ao ensino de biotecnologia para alunos do 9° ano da escola E.M.E.I.F Santa Terezinha, e tem como objetivo de promover um aprendizado dina?mico e interdisciplinar. A proposta e? integrar teoria e pra?tica atrave?s de atividades experimentais ativas, permitindo com que os alunos se conectem de forma eficaz com os conteu?dos abordados. As metodologias adotadas estimulam discusso?es em grupo e experie?ncias pra?ticas, como cultivo de plantas e extrac?a?o de DNA de frutas. Tais atividades sa?o cruciais para uma melhor compreensa?o dos conceitos, permitindo que os alunos vivenciem na pra?tica o que aprenderam teoricamente. Ale?m disso, a criac?a?o de histo?rias em quadrinhos promove uma forma inovadora de expressa?o dos estudantes, incentivando a criatividade, o trabalho colaborativo e a originalidade. Este trabalho ressalta a significa?ncia de adotar abordagens dida?ticas diversificadas que estimulem a construc?a?o do conhecimento cienti?fico de maneira lu?dica e interativa. Tais pra?ticas na?o so? tornam o aprendizado mais acessi?vel e prazeroso, mas tambe?m contribuem para a formac?a?o de alunos cri?ticos e conscientes sobre a realidade da biotecnologia em seu cotidiano. Ao promover uma educac?a?o que valoriza a explorac?a?o e a experimentac?a?o, buscamos preparar os alunos para se tornarem agentes de mudanc?a em sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.