Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA COLABORATIVA NO PROFEP – A RELAÇÃO ENTRE PRÁXIS E INTEGRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125823
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2127
    "inscrito_id" => 8069
    "titulo" => "A PESQUISA COLABORATIVA NO PROFEP – A RELAÇÃO ENTRE PRÁXIS E INTEGRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é compreender a práxis na perspectiva da integração no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da pesquisa colaborativa. A compreensão sobre a práxis teve seus pressupostos em Gramsci (1987), a concepção de educação com bases em Luckesi (1987), o entendimento sobre integração em Ramos (2007) e Ciavatta (2005). Para tanto, adotamos a abordgem qualitativa, a pesquisa foi aplicada de acordo com Prodanov e Freitas (2013) e, os procedimentos técnicos foram a revisão de literatura narrativa e integrativa como parte da pesquisa biblográfica e, o campo foi a pesquisa colaborativa com aproximações dos argumentos de Ibiapina (2008), em que buscou-se trabalhar a pesquisa colaborativa inspirada na pesquisa-ação emancipatória, com a promoção de um espaço coletivo como instância das tomadas de decisões visando a colaboração e a coprodução de conhecimentos, num movimento dialético entre teoria e prática, através do ciclo de reflexividade. A pesquisa teve como foco o ensino e as práticas dos professores, a produção de novos conhecimentos e a postura de co-responsabilização, nesse caminho duas dimensões da pesquisa foram fundamentais: a produção de saberes e a formação continuada. A pesquisa foi realizada na EETEPA Prof. Anísio Teixeira em Belém do Pará, no ano de 2023, participaram da pesquisa 15 docentes. A coleta dos dados foi através do ciclo de debate e o relatório do encontro. Os resultados expressam que os docentes já tinham um saber prévio sobre a temática, sendo que os procedimentos da pesquisa colaborativa ampliaram a compreensão sobre a práxis, isso ficou bem evidente na co-produção que teve como resultado os desenhos coletivos, em que demonstraram o entendimento sobre o sentido da práxis na perspectiva da integração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8069_TB2127_30102025223707.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA LEITE LOBATO"
    "autor_nome_curto" => "ANA LOBATO"
    "autor_email" => "ana.lobato@ifpa.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125823
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2127
    "inscrito_id" => 8069
    "titulo" => "A PESQUISA COLABORATIVA NO PROFEP – A RELAÇÃO ENTRE PRÁXIS E INTEGRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é compreender a práxis na perspectiva da integração no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da pesquisa colaborativa. A compreensão sobre a práxis teve seus pressupostos em Gramsci (1987), a concepção de educação com bases em Luckesi (1987), o entendimento sobre integração em Ramos (2007) e Ciavatta (2005). Para tanto, adotamos a abordgem qualitativa, a pesquisa foi aplicada de acordo com Prodanov e Freitas (2013) e, os procedimentos técnicos foram a revisão de literatura narrativa e integrativa como parte da pesquisa biblográfica e, o campo foi a pesquisa colaborativa com aproximações dos argumentos de Ibiapina (2008), em que buscou-se trabalhar a pesquisa colaborativa inspirada na pesquisa-ação emancipatória, com a promoção de um espaço coletivo como instância das tomadas de decisões visando a colaboração e a coprodução de conhecimentos, num movimento dialético entre teoria e prática, através do ciclo de reflexividade. A pesquisa teve como foco o ensino e as práticas dos professores, a produção de novos conhecimentos e a postura de co-responsabilização, nesse caminho duas dimensões da pesquisa foram fundamentais: a produção de saberes e a formação continuada. A pesquisa foi realizada na EETEPA Prof. Anísio Teixeira em Belém do Pará, no ano de 2023, participaram da pesquisa 15 docentes. A coleta dos dados foi através do ciclo de debate e o relatório do encontro. Os resultados expressam que os docentes já tinham um saber prévio sobre a temática, sendo que os procedimentos da pesquisa colaborativa ampliaram a compreensão sobre a práxis, isso ficou bem evidente na co-produção que teve como resultado os desenhos coletivos, em que demonstraram o entendimento sobre o sentido da práxis na perspectiva da integração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8069_TB2127_30102025223707.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA LEITE LOBATO"
    "autor_nome_curto" => "ANA LOBATO"
    "autor_email" => "ana.lobato@ifpa.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender a práxis na perspectiva da integração no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da pesquisa colaborativa. A compreensão sobre a práxis teve seus pressupostos em Gramsci (1987), a concepção de educação com bases em Luckesi (1987), o entendimento sobre integração em Ramos (2007) e Ciavatta (2005). Para tanto, adotamos a abordgem qualitativa, a pesquisa foi aplicada de acordo com Prodanov e Freitas (2013) e, os procedimentos técnicos foram a revisão de literatura narrativa e integrativa como parte da pesquisa biblográfica e, o campo foi a pesquisa colaborativa com aproximações dos argumentos de Ibiapina (2008), em que buscou-se trabalhar a pesquisa colaborativa inspirada na pesquisa-ação emancipatória, com a promoção de um espaço coletivo como instância das tomadas de decisões visando a colaboração e a coprodução de conhecimentos, num movimento dialético entre teoria e prática, através do ciclo de reflexividade. A pesquisa teve como foco o ensino e as práticas dos professores, a produção de novos conhecimentos e a postura de co-responsabilização, nesse caminho duas dimensões da pesquisa foram fundamentais: a produção de saberes e a formação continuada. A pesquisa foi realizada na EETEPA Prof. Anísio Teixeira em Belém do Pará, no ano de 2023, participaram da pesquisa 15 docentes. A coleta dos dados foi através do ciclo de debate e o relatório do encontro. Os resultados expressam que os docentes já tinham um saber prévio sobre a temática, sendo que os procedimentos da pesquisa colaborativa ampliaram a compreensão sobre a práxis, isso ficou bem evidente na co-produção que teve como resultado os desenhos coletivos, em que demonstraram o entendimento sobre o sentido da práxis na perspectiva da integração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.