A PESQUISA COLABORATIVA NO PROFEP – A RELAÇÃO ENTRE PRÁXIS E INTEGRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125823 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2127 "inscrito_id" => 8069 "titulo" => "A PESQUISA COLABORATIVA NO PROFEP – A RELAÇÃO ENTRE PRÁXIS E INTEGRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O objetivo deste estudo é compreender a práxis na perspectiva da integração no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da pesquisa colaborativa. A compreensão sobre a práxis teve seus pressupostos em Gramsci (1987), a concepção de educação com bases em Luckesi (1987), o entendimento sobre integração em Ramos (2007) e Ciavatta (2005). Para tanto, adotamos a abordgem qualitativa, a pesquisa foi aplicada de acordo com Prodanov e Freitas (2013) e, os procedimentos técnicos foram a revisão de literatura narrativa e integrativa como parte da pesquisa biblográfica e, o campo foi a pesquisa colaborativa com aproximações dos argumentos de Ibiapina (2008), em que buscou-se trabalhar a pesquisa colaborativa inspirada na pesquisa-ação emancipatória, com a promoção de um espaço coletivo como instância das tomadas de decisões visando a colaboração e a coprodução de conhecimentos, num movimento dialético entre teoria e prática, através do ciclo de reflexividade. A pesquisa teve como foco o ensino e as práticas dos professores, a produção de novos conhecimentos e a postura de co-responsabilização, nesse caminho duas dimensões da pesquisa foram fundamentais: a produção de saberes e a formação continuada. A pesquisa foi realizada na EETEPA Prof. Anísio Teixeira em Belém do Pará, no ano de 2023, participaram da pesquisa 15 docentes. A coleta dos dados foi através do ciclo de debate e o relatório do encontro. Os resultados expressam que os docentes já tinham um saber prévio sobre a temática, sendo que os procedimentos da pesquisa colaborativa ampliaram a compreensão sobre a práxis, isso ficou bem evidente na co-produção que teve como resultado os desenhos coletivos, em que demonstraram o entendimento sobre o sentido da práxis na perspectiva da integração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8069_TB2127_30102025223707.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA LEITE LOBATO" "autor_nome_curto" => "ANA LOBATO" "autor_email" => "ana.lobato@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125823 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2127 "inscrito_id" => 8069 "titulo" => "A PESQUISA COLABORATIVA NO PROFEP – A RELAÇÃO ENTRE PRÁXIS E INTEGRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O objetivo deste estudo é compreender a práxis na perspectiva da integração no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da pesquisa colaborativa. A compreensão sobre a práxis teve seus pressupostos em Gramsci (1987), a concepção de educação com bases em Luckesi (1987), o entendimento sobre integração em Ramos (2007) e Ciavatta (2005). Para tanto, adotamos a abordgem qualitativa, a pesquisa foi aplicada de acordo com Prodanov e Freitas (2013) e, os procedimentos técnicos foram a revisão de literatura narrativa e integrativa como parte da pesquisa biblográfica e, o campo foi a pesquisa colaborativa com aproximações dos argumentos de Ibiapina (2008), em que buscou-se trabalhar a pesquisa colaborativa inspirada na pesquisa-ação emancipatória, com a promoção de um espaço coletivo como instância das tomadas de decisões visando a colaboração e a coprodução de conhecimentos, num movimento dialético entre teoria e prática, através do ciclo de reflexividade. A pesquisa teve como foco o ensino e as práticas dos professores, a produção de novos conhecimentos e a postura de co-responsabilização, nesse caminho duas dimensões da pesquisa foram fundamentais: a produção de saberes e a formação continuada. A pesquisa foi realizada na EETEPA Prof. Anísio Teixeira em Belém do Pará, no ano de 2023, participaram da pesquisa 15 docentes. A coleta dos dados foi através do ciclo de debate e o relatório do encontro. Os resultados expressam que os docentes já tinham um saber prévio sobre a temática, sendo que os procedimentos da pesquisa colaborativa ampliaram a compreensão sobre a práxis, isso ficou bem evidente na co-produção que teve como resultado os desenhos coletivos, em que demonstraram o entendimento sobre o sentido da práxis na perspectiva da integração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8069_TB2127_30102025223707.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA LEITE LOBATO" "autor_nome_curto" => "ANA LOBATO" "autor_email" => "ana.lobato@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }