ENTRE DIÁRIOS, MÚSICA E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NA ARTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125825 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2134 "inscrito_id" => 3167 "titulo" => "ENTRE DIÁRIOS, MÚSICA E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NA ARTE" "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a vivência na disciplina "Filosofia, Música e Literatura" e suas contribuições para discutir filosoficamente questões irradiadoras sobre música e literatura à luz dos diálogos e tensões produtivas mantidas entre a teoria estética, a crítica de arte e as obras particulares, sejam elas literárias ou musicais. A proposta da disciplina permitiu explorar diferentes formas de escrita filosófica, com ênfase no ensaio e no diário, articulando esses gêneros a partir das leituras de "Diário do Hospício" de Lima Barreto, "Autobiografia Precoce" de Pagu e "Diário de Bitita" de Carolina Maria de Jesus. A experiência foi marcada pelo aprofundamento das relações entre música e literatura, especialmente no contexto da música popular brasileira, promovendo uma análise crítica das narrativas literárias e suas conexões com questões sociais e estéticas. Além das discussões teóricas, a metodologia adotada envolveu exercícios teatrais de reflexão, que possibilitaram vivências sensoriais e interpretativas, enriquecendo as percepções individuais e coletivas sobre os temas abordados. As discussões em sala de aula também se destacaram, permitindo um espaço de trocas e aprofundamento crítico. Outro aspecto fundamental da disciplina foi a liberdade na produção do diário, que poderia ser elaborado na forma mais confortável para cada estudante. No meu caso, optei por um formato de colagens, utilizando aquarelas, giz pastel, recortes, desenhos, escrita e outras linguagens que dialogam entre si para expressar as reflexões desenvolvidas ao longo do curso. Essa vivência contribuiu significativamente para o desenvolvimento de uma percepção mais ampla sobre a relação entre arte e sociedade, bem como sobre a potência da escrita filosófica como forma de expressão e crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3167_TB2134_30102025154415.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICA RODRIGUES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GLEICA" "autor_email" => "gleica.r@aluno.ufabc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125825 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2134 "inscrito_id" => 3167 "titulo" => "ENTRE DIÁRIOS, MÚSICA E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NA ARTE" "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a vivência na disciplina "Filosofia, Música e Literatura" e suas contribuições para discutir filosoficamente questões irradiadoras sobre música e literatura à luz dos diálogos e tensões produtivas mantidas entre a teoria estética, a crítica de arte e as obras particulares, sejam elas literárias ou musicais. A proposta da disciplina permitiu explorar diferentes formas de escrita filosófica, com ênfase no ensaio e no diário, articulando esses gêneros a partir das leituras de "Diário do Hospício" de Lima Barreto, "Autobiografia Precoce" de Pagu e "Diário de Bitita" de Carolina Maria de Jesus. A experiência foi marcada pelo aprofundamento das relações entre música e literatura, especialmente no contexto da música popular brasileira, promovendo uma análise crítica das narrativas literárias e suas conexões com questões sociais e estéticas. Além das discussões teóricas, a metodologia adotada envolveu exercícios teatrais de reflexão, que possibilitaram vivências sensoriais e interpretativas, enriquecendo as percepções individuais e coletivas sobre os temas abordados. As discussões em sala de aula também se destacaram, permitindo um espaço de trocas e aprofundamento crítico. Outro aspecto fundamental da disciplina foi a liberdade na produção do diário, que poderia ser elaborado na forma mais confortável para cada estudante. No meu caso, optei por um formato de colagens, utilizando aquarelas, giz pastel, recortes, desenhos, escrita e outras linguagens que dialogam entre si para expressar as reflexões desenvolvidas ao longo do curso. Essa vivência contribuiu significativamente para o desenvolvimento de uma percepção mais ampla sobre a relação entre arte e sociedade, bem como sobre a potência da escrita filosófica como forma de expressão e crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3167_TB2134_30102025154415.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICA RODRIGUES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GLEICA" "autor_email" => "gleica.r@aluno.ufabc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }