Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA EQUIDADE EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DO MUNICIPIO DE OIAPOQUE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa aborda as metodologias educacionais para crianças com necessidades específicas de aprendizagens em uma escola no município de Oiapoque, uma cidade localizada no extremo norte do Estado do Amapá que faz fronteira com a Guiana Francesa. O objetivo da pesquisa é investigar as metodologias educacionais voltadas à equidade nas salas de aula em uma escola do município. Para que esse trabalho pudesse ser executado, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas obras de Mantoan (2003), Marin (2016), Silva Júnior (2000), Silva (2021), Manual para garantir inclusão e equidade na educação (2019) , artigos da Lei nº 13.146 (2015) e uma pesquisa de campo para identificar as metodologias na escola e a inclusão dos alunos PcD. Durante a pesquisa três professores foram entrevistados, para entender o método de ensino que eles utilizam na elaboração das aulas, o quantitativo de alunos PcD nas salas, estratégias de planejamento das aulas conforme a diversidade da turma, as estratégias utilizadas para adequar as atividades da turma para um aluno atípico e qual a maior dificuldade na escolha metodológica para uma turma com alunos PcD. Também foram entrevistados três cuidadores, para entender os métodos de ensino que os professores utilizam nas aulas e se esses métodos são inclusivos, a relação desses alunos com os professores e com a turma e qual eles consideram que seja a maior dificuldade na aprendizagem e inclusão dos alunos PcD. Os resultados da pesquisa expressam a importância dos diferentes métodos educacionais e as dificuldades que os professores do ensino regular têm na elaboração de uma aula inclusiva. Alguns professores tentam incluir os alunos PcD em suas aulas utilizando técnicas específicas para cada necessidade, porém outros professores têm mais dificuldades nessa inclusão, e a escola até integra, mas não inclui os alunos que eles consideram “impossível de tentar ajudar”.

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