Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E ESCREVIVÊNCIAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125830
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2141
    "inscrito_id" => 1092
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E ESCREVIVÊNCIAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este resumo tem como objeto de estudo as experiências dos alunos de Licenciatura em Ciências Humanas do Programa de Residência Educacional ofertado pela Faculdade Sesi de Educação. Sabe-se que uma formação de qualidade para a carreira docente exige entendimento do processo formativo ao longo da graduação. Sobre isso, o Programa de Residência Educacional da FASESP abre espaço para que desde, o primeiro ano de curso, os estudantes tenham contato com a sala de aula da educação básica em escolas públicas, privadas e na rede SESI. É com base nesta experiência que este texto problematiza, a partir da olhar de uma professor em formação, o ensino de Sociologia no ensino médio. De posse da observação participante e do método etnográfico, a vivência de imersão na educação básica, produziu importante reflexões sobre como as aulas de Sociologia abrem uma campo de reconhecimento de si e das relações sociais e políticas que cercam o cotidiano do aluno. O texto é referenciado pela escrevivência como categoria de análise elaborada por Conceição Evaristo e Maurice Tardif que contribui para o estudo dos saberes docentes. Como resultado, infere-se que a Residência Educacional é um ponto primordial para formar um professor comprometido com a pesquisa educacional, o trabalho em sala de aula e o seu constante aperfeiçoamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1092_TB2141_30102025215212.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA"
    "autor_email" => "sandracabanos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125830
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2141
    "inscrito_id" => 1092
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E ESCREVIVÊNCIAS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este resumo tem como objeto de estudo as experiências dos alunos de Licenciatura em Ciências Humanas do Programa de Residência Educacional ofertado pela Faculdade Sesi de Educação. Sabe-se que uma formação de qualidade para a carreira docente exige entendimento do processo formativo ao longo da graduação. Sobre isso, o Programa de Residência Educacional da FASESP abre espaço para que desde, o primeiro ano de curso, os estudantes tenham contato com a sala de aula da educação básica em escolas públicas, privadas e na rede SESI. É com base nesta experiência que este texto problematiza, a partir da olhar de uma professor em formação, o ensino de Sociologia no ensino médio. De posse da observação participante e do método etnográfico, a vivência de imersão na educação básica, produziu importante reflexões sobre como as aulas de Sociologia abrem uma campo de reconhecimento de si e das relações sociais e políticas que cercam o cotidiano do aluno. O texto é referenciado pela escrevivência como categoria de análise elaborada por Conceição Evaristo e Maurice Tardif que contribui para o estudo dos saberes docentes. Como resultado, infere-se que a Residência Educacional é um ponto primordial para formar um professor comprometido com a pesquisa educacional, o trabalho em sala de aula e o seu constante aperfeiçoamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1092_TB2141_30102025215212.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA"
    "autor_email" => "sandracabanos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo tem como objeto de estudo as experiências dos alunos de Licenciatura em Ciências Humanas do Programa de Residência Educacional ofertado pela Faculdade Sesi de Educação. Sabe-se que uma formação de qualidade para a carreira docente exige entendimento do processo formativo ao longo da graduação. Sobre isso, o Programa de Residência Educacional da FASESP abre espaço para que desde, o primeiro ano de curso, os estudantes tenham contato com a sala de aula da educação básica em escolas públicas, privadas e na rede SESI. É com base nesta experiência que este texto problematiza, a partir da olhar de uma professor em formação, o ensino de Sociologia no ensino médio. De posse da observação participante e do método etnográfico, a vivência de imersão na educação básica, produziu importante reflexões sobre como as aulas de Sociologia abrem uma campo de reconhecimento de si e das relações sociais e políticas que cercam o cotidiano do aluno. O texto é referenciado pela escrevivência como categoria de análise elaborada por Conceição Evaristo e Maurice Tardif que contribui para o estudo dos saberes docentes. Como resultado, infere-se que a Residência Educacional é um ponto primordial para formar um professor comprometido com a pesquisa educacional, o trabalho em sala de aula e o seu constante aperfeiçoamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.