O USO DA METODOLOGIA LÚDICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125831 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2146 "inscrito_id" => 3029 "titulo" => "O USO DA METODOLOGIA LÚDICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "A presente pesquisa é resultado da experiência do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, Modalidade Regência, realizado no ensino fundamental e médio, em duas escolas estaduais de Oiapoque/AP. O município de Oiapoque, localizado na fronteira franco-brasileira, tem uma população de quase 28 mil habitantes, seu índice de desenvolvimento educacional é de 3,8. Possui o distrito de Clevelândia do Norte, área militar, também a Vila Brasil e Vila Vitória, além disso, muitas comunidades e línguas indígenas e ainda faz fronteira com o departamento ultramarino francês Saint George. Sendo assim, Oiapoque é um berço de variações linguísticas, com uma majestosa beleza natural, rica em flora e rios. A partir deste contexto social e das observações do estágio, constatou-se dificuldades de leitura e escrita por conta da falta de atenção dos alunos. Como estratégia para sanar essas dificuldades, adotou-se para as ações da regência a metodologia lúdica, como auxílio nas aulas de Língua Portuguesa. Assim, o artigo consiste em mostrar que as estratégias de ludicidade podem ser usadas como metodologia para alunos do nível Fundamental e Médio para tornar as atividades pedagógicas dinâmicas e a aprendizagem prazerosa. Para fundamentar o trabalho estão presentes os seguintes autores: Antunes (2003), Bacelar (2009), Base Nacional Comum Curricular (2018), Gouveia (2019), entre outros. Com o uso da metodologia lúdica, os resultados foram: os alunos apresentaram participação ativa nas atividades, a sala de aula ficou descontraída e houve mais compreensão dos conteúdos abordados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3029_TB2146_30102025202559.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANA PARANATINGA GOMES" "autor_nome_curto" => "RAYANA" "autor_email" => "rayanaparanatinga@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125831 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2146 "inscrito_id" => 3029 "titulo" => "O USO DA METODOLOGIA LÚDICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "A presente pesquisa é resultado da experiência do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, Modalidade Regência, realizado no ensino fundamental e médio, em duas escolas estaduais de Oiapoque/AP. O município de Oiapoque, localizado na fronteira franco-brasileira, tem uma população de quase 28 mil habitantes, seu índice de desenvolvimento educacional é de 3,8. Possui o distrito de Clevelândia do Norte, área militar, também a Vila Brasil e Vila Vitória, além disso, muitas comunidades e línguas indígenas e ainda faz fronteira com o departamento ultramarino francês Saint George. Sendo assim, Oiapoque é um berço de variações linguísticas, com uma majestosa beleza natural, rica em flora e rios. A partir deste contexto social e das observações do estágio, constatou-se dificuldades de leitura e escrita por conta da falta de atenção dos alunos. Como estratégia para sanar essas dificuldades, adotou-se para as ações da regência a metodologia lúdica, como auxílio nas aulas de Língua Portuguesa. Assim, o artigo consiste em mostrar que as estratégias de ludicidade podem ser usadas como metodologia para alunos do nível Fundamental e Médio para tornar as atividades pedagógicas dinâmicas e a aprendizagem prazerosa. Para fundamentar o trabalho estão presentes os seguintes autores: Antunes (2003), Bacelar (2009), Base Nacional Comum Curricular (2018), Gouveia (2019), entre outros. Com o uso da metodologia lúdica, os resultados foram: os alunos apresentaram participação ativa nas atividades, a sala de aula ficou descontraída e houve mais compreensão dos conteúdos abordados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3029_TB2146_30102025202559.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANA PARANATINGA GOMES" "autor_nome_curto" => "RAYANA" "autor_email" => "rayanaparanatinga@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }