MATEMÁTICA NO COTIDIANO – UMA PROPOSTA PARA O ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125835 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2152 "inscrito_id" => 6469 "titulo" => "MATEMÁTICA NO COTIDIANO – UMA PROPOSTA PARA O ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho apresenta a proposta de uma disciplina para o itinerário formativo flexível da 2ª série do ensino médio, na trilha de Matemática e suas Tecnologias, intitulada Matemática no Cotidiano, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu objetivo é apresentar a Matemática de maneira significativa e aplicada, utilizando abordagens interdisciplinares e metodologias ativas, como STEAM, modelagem matemática e Design Thinking. A disciplina estruturou-se em quatro eixos: (1) Pensando como um engenheiro – que aplica conceitos de deisgn e inovação tais como Engineers Design Process (EDP), Engineers Habits of Mind (EHM), Design Thinking e UX Design; (2) Modelagem Matemática – voltada à formulação e análise de modelos matemáticos, provocando e estimulando os alunos a trabalharem com ferramentas matemáticas já estudadas para resolver problemas; (3) Copa das Pontes – uma competição entre as equipes de alunos com o objetivo de desenvolver uma ponte com palitos de sorvete, tendo algumas restrições de materiais e dimensões, aplicando os conceitos estudados e explorados em (1) e (2); (4) Empreendedorismo e Matemática – explorando a relação entre ferramentas matemáticas e compreensão do processo de criação da embalagem de um produto, desde a sua forma até os custos relacionados em sua produção e como apresenta-la. A proposta busca desenvolver competências matemáticas essenciais, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Além disso, promove a interdisciplinaridade, integrando Matemática, Física e Engenharia. Os alunos são incentivados a trabalhar em grupo, experimentar e criar soluções inovadoras para desafios reais. A experiência demonstrou maior engajamento dos alunos, especialmente aqueles interessados em carreiras de Ciências Exatas e Tecnologia. Apesar dos desafios, como a necessidade de tempo para explanação e execução das atividades, a abordagem dinâmica e aplicada da Matemática mostrou-se eficaz na construção do conhecimento e na preparação dos estudantes para o ensino superior e o mercado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6469_TB2152_30102025234040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS MINGATOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danielle.mingatos@camendel.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125835 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2152 "inscrito_id" => 6469 "titulo" => "MATEMÁTICA NO COTIDIANO – UMA PROPOSTA PARA O ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho apresenta a proposta de uma disciplina para o itinerário formativo flexível da 2ª série do ensino médio, na trilha de Matemática e suas Tecnologias, intitulada Matemática no Cotidiano, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu objetivo é apresentar a Matemática de maneira significativa e aplicada, utilizando abordagens interdisciplinares e metodologias ativas, como STEAM, modelagem matemática e Design Thinking. A disciplina estruturou-se em quatro eixos: (1) Pensando como um engenheiro – que aplica conceitos de deisgn e inovação tais como Engineers Design Process (EDP), Engineers Habits of Mind (EHM), Design Thinking e UX Design; (2) Modelagem Matemática – voltada à formulação e análise de modelos matemáticos, provocando e estimulando os alunos a trabalharem com ferramentas matemáticas já estudadas para resolver problemas; (3) Copa das Pontes – uma competição entre as equipes de alunos com o objetivo de desenvolver uma ponte com palitos de sorvete, tendo algumas restrições de materiais e dimensões, aplicando os conceitos estudados e explorados em (1) e (2); (4) Empreendedorismo e Matemática – explorando a relação entre ferramentas matemáticas e compreensão do processo de criação da embalagem de um produto, desde a sua forma até os custos relacionados em sua produção e como apresenta-la. A proposta busca desenvolver competências matemáticas essenciais, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Além disso, promove a interdisciplinaridade, integrando Matemática, Física e Engenharia. Os alunos são incentivados a trabalhar em grupo, experimentar e criar soluções inovadoras para desafios reais. A experiência demonstrou maior engajamento dos alunos, especialmente aqueles interessados em carreiras de Ciências Exatas e Tecnologia. Apesar dos desafios, como a necessidade de tempo para explanação e execução das atividades, a abordagem dinâmica e aplicada da Matemática mostrou-se eficaz na construção do conhecimento e na preparação dos estudantes para o ensino superior e o mercado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6469_TB2152_30102025234040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS MINGATOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danielle.mingatos@camendel.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }