Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA NO COTIDIANO – UMA PROPOSTA PARA O ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125835
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2152
    "inscrito_id" => 6469
    "titulo" => "MATEMÁTICA NO COTIDIANO – UMA PROPOSTA PARA O ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a proposta de uma disciplina para o itinerário formativo flexível da 2ª série do ensino médio, na trilha de Matemática e suas Tecnologias, intitulada Matemática no Cotidiano, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu objetivo é apresentar a Matemática de maneira significativa e aplicada, utilizando abordagens interdisciplinares e metodologias ativas, como STEAM, modelagem matemática e Design Thinking. A disciplina estruturou-se em quatro eixos: (1) Pensando como um engenheiro – que aplica conceitos de deisgn e inovação tais como Engineers Design Process (EDP), Engineers Habits of Mind (EHM), Design Thinking e UX Design; (2) Modelagem Matemática – voltada à formulação e análise de modelos matemáticos, provocando e estimulando os alunos a trabalharem com ferramentas matemáticas já estudadas para resolver problemas; (3) Copa das Pontes – uma competição entre as equipes de alunos com o objetivo de desenvolver uma ponte com palitos de sorvete, tendo algumas restrições de materiais e dimensões, aplicando os conceitos estudados e explorados em (1) e (2); (4) Empreendedorismo e Matemática – explorando a relação entre ferramentas matemáticas e compreensão do processo de criação da embalagem de um produto, desde a sua forma até os custos relacionados em sua produção e como apresenta-la. A proposta busca desenvolver competências matemáticas essenciais, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Além disso, promove a interdisciplinaridade, integrando Matemática, Física e Engenharia. Os alunos são incentivados a trabalhar em grupo, experimentar e criar soluções inovadoras para desafios reais. A experiência demonstrou maior engajamento dos alunos, especialmente aqueles interessados em carreiras de Ciências Exatas e Tecnologia. Apesar dos desafios, como a necessidade de tempo para explanação e execução das atividades, a abordagem dinâmica e aplicada da Matemática mostrou-se eficaz na construção do conhecimento e na preparação dos estudantes para o ensino superior e o mercado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6469_TB2152_30102025234040.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS MINGATOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "danielle.mingatos@camendel.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125835
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2152
    "inscrito_id" => 6469
    "titulo" => "MATEMÁTICA NO COTIDIANO – UMA PROPOSTA PARA O ITINERÁRIO FORMATIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a proposta de uma disciplina para o itinerário formativo flexível da 2ª série do ensino médio, na trilha de Matemática e suas Tecnologias, intitulada Matemática no Cotidiano, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu objetivo é apresentar a Matemática de maneira significativa e aplicada, utilizando abordagens interdisciplinares e metodologias ativas, como STEAM, modelagem matemática e Design Thinking. A disciplina estruturou-se em quatro eixos: (1) Pensando como um engenheiro – que aplica conceitos de deisgn e inovação tais como Engineers Design Process (EDP), Engineers Habits of Mind (EHM), Design Thinking e UX Design; (2) Modelagem Matemática – voltada à formulação e análise de modelos matemáticos, provocando e estimulando os alunos a trabalharem com ferramentas matemáticas já estudadas para resolver problemas; (3) Copa das Pontes – uma competição entre as equipes de alunos com o objetivo de desenvolver uma ponte com palitos de sorvete, tendo algumas restrições de materiais e dimensões, aplicando os conceitos estudados e explorados em (1) e (2); (4) Empreendedorismo e Matemática – explorando a relação entre ferramentas matemáticas e compreensão do processo de criação da embalagem de um produto, desde a sua forma até os custos relacionados em sua produção e como apresenta-la. A proposta busca desenvolver competências matemáticas essenciais, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Além disso, promove a interdisciplinaridade, integrando Matemática, Física e Engenharia. Os alunos são incentivados a trabalhar em grupo, experimentar e criar soluções inovadoras para desafios reais. A experiência demonstrou maior engajamento dos alunos, especialmente aqueles interessados em carreiras de Ciências Exatas e Tecnologia. Apesar dos desafios, como a necessidade de tempo para explanação e execução das atividades, a abordagem dinâmica e aplicada da Matemática mostrou-se eficaz na construção do conhecimento e na preparação dos estudantes para o ensino superior e o mercado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6469_TB2152_30102025234040.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS MINGATOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "danielle.mingatos@camendel.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta a proposta de uma disciplina para o itinerário formativo flexível da 2ª série do ensino médio, na trilha de Matemática e suas Tecnologias, intitulada Matemática no Cotidiano, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu objetivo é apresentar a Matemática de maneira significativa e aplicada, utilizando abordagens interdisciplinares e metodologias ativas, como STEAM, modelagem matemática e Design Thinking. A disciplina estruturou-se em quatro eixos: (1) Pensando como um engenheiro – que aplica conceitos de deisgn e inovação tais como Engineers Design Process (EDP), Engineers Habits of Mind (EHM), Design Thinking e UX Design; (2) Modelagem Matemática – voltada à formulação e análise de modelos matemáticos, provocando e estimulando os alunos a trabalharem com ferramentas matemáticas já estudadas para resolver problemas; (3) Copa das Pontes – uma competição entre as equipes de alunos com o objetivo de desenvolver uma ponte com palitos de sorvete, tendo algumas restrições de materiais e dimensões, aplicando os conceitos estudados e explorados em (1) e (2); (4) Empreendedorismo e Matemática – explorando a relação entre ferramentas matemáticas e compreensão do processo de criação da embalagem de um produto, desde a sua forma até os custos relacionados em sua produção e como apresenta-la. A proposta busca desenvolver competências matemáticas essenciais, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas. Além disso, promove a interdisciplinaridade, integrando Matemática, Física e Engenharia. Os alunos são incentivados a trabalhar em grupo, experimentar e criar soluções inovadoras para desafios reais. A experiência demonstrou maior engajamento dos alunos, especialmente aqueles interessados em carreiras de Ciências Exatas e Tecnologia. Apesar dos desafios, como a necessidade de tempo para explanação e execução das atividades, a abordagem dinâmica e aplicada da Matemática mostrou-se eficaz na construção do conhecimento e na preparação dos estudantes para o ensino superior e o mercado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.