Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGENS PRÁTICAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DA ESCRITA DOS ALUNOS COM DISGRAFIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta significativa de inclusão para alunos com disgrafia, termo utilizado para descrever um transtorno de aprendizagem específico relacionado à dificuldade de escrita, que afeta o desempenho da grafia legível. Vale ressaltar que, a disgrafia pode estar associada a diversos fatores neurológicos, psicológicos, oftalmológicos e auditivos, em decorrência das dificuldades na coordenação motora fina, indispensável para o ato de escrever. Desta forma, o presente trabalho busca refletir sobre o questionamento: quais estratégias educacionais podem ser utilizadas para auxiliar aluno com disgrafia a melhorar sua habilidade de escrita? Neste sentido, o objetivo geral visa analisar as intervenções práticas, inclusivas e adaptadas para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos com disgrafia. Além disso, os objetivos específicos propõem: a) descrever as características da disgrafia. b) reconhecer no processo de aprendizagem da escrita as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com disgrafia. c) planejar atividades lúdicas para alunos com ou sem transtorno de aprendizagem. Em abordagem qualitativa, o estudo fundamenta-se em uma pesquisa-intervenção, utilizando-se, deste modo, métodos com atividades de experiência sensorial, atividades psicomotoras, atividades de grafomotricidade, jogos, desenhos e pinturas. Os autores que embasam o artigo são: Mantoan (2007), Torres (2019), Silva (2028), Bastos (2013), Andrade, P. O. et al (2016), Ferreira (2018) e Wallon (1995). Portanto, a pesquisa demonstrou que a intervenção precoce na vida do indivíduo é de suma importância para amenizar as dificuldades da disgrafia. Em vista disso, estratégias como estímulos linguísticos globais e a ludicidade promovem situações prazerosas para que a criança utilize a escrita, bem como as atividades que auxiliam o desempenho motor possibilitando resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.

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