EU, NÓS E OS OUTROS: AÇÕES EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125837 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2154 "inscrito_id" => 9107 "titulo" => "EU, NÓS E OS OUTROS: AÇÕES EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As mediações pedagógicas apresentadas neste artigo oriundam de ações extensionistas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão. Contém orientações didáticas com foco no exercício de atividades lúdicas, imersivas e reflexivas que desenvolvam habilidades socioemocionais das crianças na Educação Infantil, como direito de aprendizagem (Brasil, 2017). As intenções educacionais objetivaram consolidar e ampliar as habilidades comunicativas e relacionais das crianças com mediações pedagógicas semanais que ofereciam estímulos às habilidades de autoconhecimento e autorregulação emocional, acrescido de valores éticos entre as pessoas, com consciência socioambiental. O público-alvo foram 57 crianças matriculadas em três salas de aula no turno matutino da Unidade de Educação Infantil Plim-Plim, pré-escola inclusiva localizada na cidade de Bacabal-MA. As atividades iniciaram em novembro/2023 e encerraram em novembro/2024. Inicialmente foi possível identificar que o aspecto socioemocional das crianças estavam diretamente relacionados com costumes e valores éticos de seu território cultural (Cavalcanti, 2022; Goleman, 2012). Seus conhecimentos prévios foram valorizados através de diálogos informais e estimuladas novas experiências como elaboração de artes visuais com sínteses orais sobre as percepções vivenciadas. Para ampliar a eficácia das aprendizagens socioemocionais foi construido, coletivamente, um paradidático ilustrado com o título de Amizade que expõe as concepções, níveis de inteligência emocional e graus de resiliência infantil destas crianças pequenas. Como resultado verificou-se mudanças nas relações interpessoais entre professor x aluno e aluno x aluno com melhoramentos na comunicação, no respeito ético ao tempo de aprendizagem do outro, no cumprimento das regras de convívio coletivo, na valorização das pessoas e do mundo em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9107_TB2154_27102025101424.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA SILVA" "autor_email" => "rosangela.uema@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125837 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2154 "inscrito_id" => 9107 "titulo" => "EU, NÓS E OS OUTROS: AÇÕES EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As mediações pedagógicas apresentadas neste artigo oriundam de ações extensionistas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão. Contém orientações didáticas com foco no exercício de atividades lúdicas, imersivas e reflexivas que desenvolvam habilidades socioemocionais das crianças na Educação Infantil, como direito de aprendizagem (Brasil, 2017). As intenções educacionais objetivaram consolidar e ampliar as habilidades comunicativas e relacionais das crianças com mediações pedagógicas semanais que ofereciam estímulos às habilidades de autoconhecimento e autorregulação emocional, acrescido de valores éticos entre as pessoas, com consciência socioambiental. O público-alvo foram 57 crianças matriculadas em três salas de aula no turno matutino da Unidade de Educação Infantil Plim-Plim, pré-escola inclusiva localizada na cidade de Bacabal-MA. As atividades iniciaram em novembro/2023 e encerraram em novembro/2024. Inicialmente foi possível identificar que o aspecto socioemocional das crianças estavam diretamente relacionados com costumes e valores éticos de seu território cultural (Cavalcanti, 2022; Goleman, 2012). Seus conhecimentos prévios foram valorizados através de diálogos informais e estimuladas novas experiências como elaboração de artes visuais com sínteses orais sobre as percepções vivenciadas. Para ampliar a eficácia das aprendizagens socioemocionais foi construido, coletivamente, um paradidático ilustrado com o título de Amizade que expõe as concepções, níveis de inteligência emocional e graus de resiliência infantil destas crianças pequenas. Como resultado verificou-se mudanças nas relações interpessoais entre professor x aluno e aluno x aluno com melhoramentos na comunicação, no respeito ético ao tempo de aprendizagem do outro, no cumprimento das regras de convívio coletivo, na valorização das pessoas e do mundo em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9107_TB2154_27102025101424.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA SILVA" "autor_email" => "rosangela.uema@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }