Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÁ E CÁ VAMOS BRINCAR: UMA ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A brincadeira e a interação são eixos estruturantes da Educação Infantil por serem elementos essenciais no processo contínuo de desenvolvimento dos sujeitos, influenciando as dimensões emocionais, físicas, sociais e cognitivas das crianças. Por meio da ludicidade, a criança explora o mundo ao seu redor, desenvolve habilidades e aprende a lidar com desafios e emoções. Nesse sentido, os espaços destinados ao público infantil devem ser planejados intencionalmente, considerando a organização estética, a segurança, a higiene e a conservação dos materiais, além da promoção de interações e brincadeiras que favoreçam o bem-estar e a construção significativa da existência infantil. No Brasil, as brinquedotecas surgiram na década de 1970 através dos estudos da Prof.ª Tizuko M. Kishimoto, sendo a primeira iniciativa implementada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Esse espaço foi criado com o objetivo de incentivar a participação dos pais na interação lúdica com seus filhos. Em 1992, na cidade de Campina Grande, foi inaugurada a Brinquedoteca Municipal, um equipamento público vinculado à Secretaria Municipal de Educação, destinado a ampliar os espaços de vivências intencionais planejadas para crianças de 2 a 5 anos. Diante da baixa e fragmentada frequência das crianças nesse espaço, identificou-se a necessidade de uma reestruturação que fortalecesse a atuação da Brinquedoteca. Assim, surgiu o projeto permanente "Lá e Cá Vamos Brincar", que busca aproximar a brinquedoteca das Unidades Educacionais e das famílias por meio de atividades itinerantes. O projeto ocorre ao longo da semana em Unidades de Educação Infantil, promovendo experiências lúdicas, contação de histórias e oficinas. Para viabilizar essa proposta, as professoras da brinquedoteca, se dividem na construção dos materiais a serem utilizados nas propostas de atividades internas e itinerantes. Constatou-se que a iniciativa fortaleceu a conexão entre as crianças, as famílias e a brinquedoteca, resultando no aumento da procura por matrículas anualmente.

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