CAMINHOS LÚDICO-PEDAGÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOCARTOGRÁFICO INCLUSIVO NA EJA
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Seu objetivo principal foi desenvolver do raciocínio geocartográfico dos conceitos basilares da Cartografia como a orientação e a localização geográfica, com estudantes da EJA por meio de atividades lúdicas, considerando suas vivências e experiências cotidianas. Para tanto, adotou como aporte teórico-metodológico estudos sobre a Aprendizagem colaborativa (Dillenburg, 1999; Torres e Irala, 2014), a Pedagogia da automonia (Freire, 2007), a Aprendizagem significativa (Auzubel, 1980; Moreira, 1999), o Lúdico na EJA (Lima, 2023; Lima e Mota, 2024), a Cartografia escolar (Castrogiovanni e Abreu e Silva, 2020), o raciocínio geocartográfico (Costa e Silva, 2023; Castellar e Vilhena, 2010; Cavalcanti, 2002) e a Inclusão para todos (Mantoan, 2007). A metodologia empregada descreve-se como: aula expositiva dialogada, construção da rosa dos ventos, uso pedagógico do celular para utilização da bússola, uso de bússola analógica, caminhada pela escola, roda de conversa. Como resultados pode-se notar a construção do raciocínio geocartográfico pelos estudantes, a compreensão do uso da Cartografia no cotidiano, a inclusão dos estudantes com deficiência nas atividades desenvolvidas, o divertimento e a alegria dos estudantes em aprender. Como conclusão aponta-se que o trabalho lúdico-pedagógico na EJA colabora para uma aprendizagem significativa, para a inclusão de todos os estudantes e para o fortalecimento de sua cidadania." 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