CATÁLOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125842 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2164 "inscrito_id" => 4565 "titulo" => "CATÁLOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é entendida como o conjunto de processos que instrui o pensamento crítico em indivíduos, com intuito de valorizar o meio ambiente e buscar alternativas no enfrentamento de problemas ambientais. Não alude a diligências individualizadas, a Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 ressalta como a eficácia desse sistema depende de toda a coletividade em construir valores sociais, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação do meio ambiente, para a qualidade de vida e sua sustentabilidade. No panorama geral, a EA deve ser integrada às disciplinas, visando o pensamento crítico, a solução de problemas ambientais e ser condizente ao contexto no aluno, contudo é observado um déficit no que tange a fonte didática nas salas de aula, sendo tratado de forma superficial nas escolas. Dessarte, o acesso à tecnologia e à informação é amplamente maior na atualidade, influenciando a atenção do aluno no processo de aprendizagem, dessa forma utilizar ferramentas para auxiliar no ensino em EA torna-se uma oportunidade de formar sujeitos críticos quanto ao meio ambiente. Desse modo, essa pesquisa apresenta um catálogo virtual de aplicativos e plataformas digitais voltados para aprendizagem em EA, seguindo as etapas: identificar quais são as ferramentas mais recomendadas na aprendizagem; avaliar sua eficácia; elencar suas vantagens e desvantagens e especificar os recursos e funcionalidade que podem enriquecer a experiência no aprendizado em educação ambiental. A contribuição deste catálogo para a educação ambiental é significativa, para a formação de indivíduos mais conscientes e críticos em relação ao meio ambiente, ao mesmo tempo, em que melhora a qualidade do ensino e aprendizagem em educação ambiental, pois oferece uma gama de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas por educadores e alunos para aprofundar o conhecimento e a conscientização ambiental, ao integrar essas plataformas digitais no processo de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4565_TB2164_21102025084203.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANA BEZERRA DUARTE GOMES" "autor_nome_curto" => "GIOVANA" "autor_email" => "giovana.gomes@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125842 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2164 "inscrito_id" => 4565 "titulo" => "CATÁLOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é entendida como o conjunto de processos que instrui o pensamento crítico em indivíduos, com intuito de valorizar o meio ambiente e buscar alternativas no enfrentamento de problemas ambientais. Não alude a diligências individualizadas, a Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 ressalta como a eficácia desse sistema depende de toda a coletividade em construir valores sociais, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação do meio ambiente, para a qualidade de vida e sua sustentabilidade. No panorama geral, a EA deve ser integrada às disciplinas, visando o pensamento crítico, a solução de problemas ambientais e ser condizente ao contexto no aluno, contudo é observado um déficit no que tange a fonte didática nas salas de aula, sendo tratado de forma superficial nas escolas. Dessarte, o acesso à tecnologia e à informação é amplamente maior na atualidade, influenciando a atenção do aluno no processo de aprendizagem, dessa forma utilizar ferramentas para auxiliar no ensino em EA torna-se uma oportunidade de formar sujeitos críticos quanto ao meio ambiente. Desse modo, essa pesquisa apresenta um catálogo virtual de aplicativos e plataformas digitais voltados para aprendizagem em EA, seguindo as etapas: identificar quais são as ferramentas mais recomendadas na aprendizagem; avaliar sua eficácia; elencar suas vantagens e desvantagens e especificar os recursos e funcionalidade que podem enriquecer a experiência no aprendizado em educação ambiental. A contribuição deste catálogo para a educação ambiental é significativa, para a formação de indivíduos mais conscientes e críticos em relação ao meio ambiente, ao mesmo tempo, em que melhora a qualidade do ensino e aprendizagem em educação ambiental, pois oferece uma gama de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas por educadores e alunos para aprofundar o conhecimento e a conscientização ambiental, ao integrar essas plataformas digitais no processo de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4565_TB2164_21102025084203.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANA BEZERRA DUARTE GOMES" "autor_nome_curto" => "GIOVANA" "autor_email" => "giovana.gomes@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }