Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CATÁLOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125842
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2164
    "inscrito_id" => 4565
    "titulo" => "CATÁLOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é entendida como o conjunto de processos que instrui o pensamento crítico em indivíduos, com intuito de valorizar o meio ambiente e buscar alternativas no enfrentamento de problemas ambientais. Não alude a diligências individualizadas, a Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 ressalta como a eficácia desse sistema depende de toda a coletividade em construir valores sociais, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação do meio ambiente, para a qualidade de vida e sua sustentabilidade. No panorama geral, a EA deve ser integrada às disciplinas, visando o pensamento crítico, a solução de problemas ambientais e ser condizente ao contexto no aluno, contudo é observado um déficit no que tange a fonte didática nas salas de aula, sendo tratado de forma superficial nas escolas. Dessarte, o acesso à tecnologia e à informação é amplamente maior na atualidade, influenciando a atenção do aluno no processo de aprendizagem, dessa forma utilizar ferramentas para auxiliar no ensino em EA torna-se uma oportunidade de formar sujeitos críticos quanto ao meio ambiente. Desse modo, essa pesquisa apresenta um catálogo virtual de aplicativos e plataformas digitais voltados para aprendizagem em EA, seguindo as etapas: identificar quais são as ferramentas mais recomendadas na aprendizagem; avaliar sua eficácia; elencar suas vantagens e desvantagens e especificar os recursos e funcionalidade que podem enriquecer a experiência no aprendizado em educação ambiental. A contribuição deste catálogo para a educação ambiental é significativa, para a formação de indivíduos mais conscientes e críticos em relação ao meio ambiente, ao mesmo tempo, em que melhora a qualidade do ensino e aprendizagem em educação ambiental, pois oferece uma gama de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas por educadores e alunos para aprofundar o conhecimento e a conscientização ambiental, ao integrar essas plataformas digitais no processo de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4565_TB2164_21102025084203.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANA BEZERRA DUARTE GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANA"
    "autor_email" => "giovana.gomes@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125842
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2164
    "inscrito_id" => 4565
    "titulo" => "CATÁLOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é entendida como o conjunto de processos que instrui o pensamento crítico em indivíduos, com intuito de valorizar o meio ambiente e buscar alternativas no enfrentamento de problemas ambientais. Não alude a diligências individualizadas, a Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 ressalta como a eficácia desse sistema depende de toda a coletividade em construir valores sociais, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação do meio ambiente, para a qualidade de vida e sua sustentabilidade. No panorama geral, a EA deve ser integrada às disciplinas, visando o pensamento crítico, a solução de problemas ambientais e ser condizente ao contexto no aluno, contudo é observado um déficit no que tange a fonte didática nas salas de aula, sendo tratado de forma superficial nas escolas. Dessarte, o acesso à tecnologia e à informação é amplamente maior na atualidade, influenciando a atenção do aluno no processo de aprendizagem, dessa forma utilizar ferramentas para auxiliar no ensino em EA torna-se uma oportunidade de formar sujeitos críticos quanto ao meio ambiente. Desse modo, essa pesquisa apresenta um catálogo virtual de aplicativos e plataformas digitais voltados para aprendizagem em EA, seguindo as etapas: identificar quais são as ferramentas mais recomendadas na aprendizagem; avaliar sua eficácia; elencar suas vantagens e desvantagens e especificar os recursos e funcionalidade que podem enriquecer a experiência no aprendizado em educação ambiental. A contribuição deste catálogo para a educação ambiental é significativa, para a formação de indivíduos mais conscientes e críticos em relação ao meio ambiente, ao mesmo tempo, em que melhora a qualidade do ensino e aprendizagem em educação ambiental, pois oferece uma gama de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas por educadores e alunos para aprofundar o conhecimento e a conscientização ambiental, ao integrar essas plataformas digitais no processo de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4565_TB2164_21102025084203.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANA BEZERRA DUARTE GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANA"
    "autor_email" => "giovana.gomes@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é entendida como o conjunto de processos que instrui o pensamento crítico em indivíduos, com intuito de valorizar o meio ambiente e buscar alternativas no enfrentamento de problemas ambientais. Não alude a diligências individualizadas, a Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 ressalta como a eficácia desse sistema depende de toda a coletividade em construir valores sociais, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação do meio ambiente, para a qualidade de vida e sua sustentabilidade. No panorama geral, a EA deve ser integrada às disciplinas, visando o pensamento crítico, a solução de problemas ambientais e ser condizente ao contexto no aluno, contudo é observado um déficit no que tange a fonte didática nas salas de aula, sendo tratado de forma superficial nas escolas. Dessarte, o acesso à tecnologia e à informação é amplamente maior na atualidade, influenciando a atenção do aluno no processo de aprendizagem, dessa forma utilizar ferramentas para auxiliar no ensino em EA torna-se uma oportunidade de formar sujeitos críticos quanto ao meio ambiente. Desse modo, essa pesquisa apresenta um catálogo virtual de aplicativos e plataformas digitais voltados para aprendizagem em EA, seguindo as etapas: identificar quais são as ferramentas mais recomendadas na aprendizagem; avaliar sua eficácia; elencar suas vantagens e desvantagens e especificar os recursos e funcionalidade que podem enriquecer a experiência no aprendizado em educação ambiental. A contribuição deste catálogo para a educação ambiental é significativa, para a formação de indivíduos mais conscientes e críticos em relação ao meio ambiente, ao mesmo tempo, em que melhora a qualidade do ensino e aprendizagem em educação ambiental, pois oferece uma gama de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas por educadores e alunos para aprofundar o conhecimento e a conscientização ambiental, ao integrar essas plataformas digitais no processo de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.