LIDERANÇA ESCOLAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125846 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2171 "inscrito_id" => 9591 "titulo" => "LIDERANÇA ESCOLAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS" "resumo" => "O estudo destaca os desafios e as abordagens da liderança escolar no século XXI, centrando-se na administração de instituições educacionais em um ambiente de contínuas mudanças tecnológicas e sociais, neste horizonte a pesquisa apresenta como objetivo geral analisar como a liderança pode influenciar positivamente a cultura organizacional e os resultados educacionais em um contexto de rápidas transformações. No que refere a metodologia trata-se de uma revisão de literatura abrangente, incluindo estudos de caso e artigos científicos atrelados a temática os quais permitiram a identificação de práticas eficazes na liderança educacional. O referencial teórico é fundamentado em autores como Lück (2009), Oliveira e Carvalho (2018), Caixeiro (2014), entre outros, que discutem a importância da cultura organizacional, inovação pedagógica e inclusão. O estudo revela que os principais desafios enfrentados pelos líderes escolares incluem a integração de novas tecnologias educativas, a gestão da diversidade e promoção do bem-estar no ambiente escolar, além da adaptação a novos modelos pedagógicos. A pesquisa destaca que lideranças eficazes são aquelas que promovem uma cultura organizacional inovadora e inclusiva, resultando em melhorias significativas nos resultados educacionais. As análises realizadas evidenciam a necessidade de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento humano e a saúde mental de alunos e professores. O estudo considera que a eficácia da liderança escolar está atrelada à capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos e implementar estratégias adaptativas que atendam às demandas da sociedade, concluindo que líderes escolares eficazes são aqueles que cultivam uma cultura organizacional que valoriza a inovação pedagógica e desenvolvimento humano, resultando em melhorias significativas nos resultados de aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9591_TB2171_30102025225029.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI JORGE DA SILVA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "SUELI" "autor_email" => "suelijorge28@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125846 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2171 "inscrito_id" => 9591 "titulo" => "LIDERANÇA ESCOLAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS" "resumo" => "O estudo destaca os desafios e as abordagens da liderança escolar no século XXI, centrando-se na administração de instituições educacionais em um ambiente de contínuas mudanças tecnológicas e sociais, neste horizonte a pesquisa apresenta como objetivo geral analisar como a liderança pode influenciar positivamente a cultura organizacional e os resultados educacionais em um contexto de rápidas transformações. No que refere a metodologia trata-se de uma revisão de literatura abrangente, incluindo estudos de caso e artigos científicos atrelados a temática os quais permitiram a identificação de práticas eficazes na liderança educacional. O referencial teórico é fundamentado em autores como Lück (2009), Oliveira e Carvalho (2018), Caixeiro (2014), entre outros, que discutem a importância da cultura organizacional, inovação pedagógica e inclusão. O estudo revela que os principais desafios enfrentados pelos líderes escolares incluem a integração de novas tecnologias educativas, a gestão da diversidade e promoção do bem-estar no ambiente escolar, além da adaptação a novos modelos pedagógicos. A pesquisa destaca que lideranças eficazes são aquelas que promovem uma cultura organizacional inovadora e inclusiva, resultando em melhorias significativas nos resultados educacionais. As análises realizadas evidenciam a necessidade de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento humano e a saúde mental de alunos e professores. O estudo considera que a eficácia da liderança escolar está atrelada à capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos e implementar estratégias adaptativas que atendam às demandas da sociedade, concluindo que líderes escolares eficazes são aqueles que cultivam uma cultura organizacional que valoriza a inovação pedagógica e desenvolvimento humano, resultando em melhorias significativas nos resultados de aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9591_TB2171_30102025225029.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI JORGE DA SILVA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "SUELI" "autor_email" => "suelijorge28@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }