Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIDERANÇA ESCOLAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125846
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2171
    "inscrito_id" => 9591
    "titulo" => "LIDERANÇA ESCOLAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "O estudo destaca os desafios e as abordagens da liderança escolar no século XXI, centrando-se na administração de instituições educacionais em um ambiente de contínuas mudanças tecnológicas e sociais, neste horizonte a pesquisa apresenta como objetivo geral analisar como a liderança pode influenciar positivamente a cultura organizacional e os resultados educacionais em um contexto de rápidas transformações. No que refere a metodologia trata-se de uma revisão de literatura abrangente, incluindo estudos de caso e artigos científicos atrelados a temática os quais permitiram a identificação de práticas eficazes na liderança educacional. O referencial teórico é fundamentado em autores como Lück (2009), Oliveira e Carvalho (2018), Caixeiro (2014), entre outros, que discutem a importância da cultura organizacional, inovação pedagógica e inclusão. O estudo revela que os principais desafios enfrentados pelos líderes escolares incluem a integração de novas tecnologias educativas, a gestão da diversidade e promoção do bem-estar no ambiente escolar, além da adaptação a novos modelos pedagógicos. A pesquisa destaca que lideranças eficazes são aquelas que promovem uma cultura organizacional inovadora e inclusiva, resultando em melhorias significativas nos resultados educacionais. As análises realizadas evidenciam a necessidade de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento humano e a saúde mental de alunos e professores. O estudo considera que a eficácia da liderança escolar está atrelada à capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos e implementar estratégias adaptativas que atendam às demandas da sociedade, concluindo que líderes escolares eficazes são aqueles que cultivam uma cultura organizacional que valoriza a inovação pedagógica e desenvolvimento humano, resultando em melhorias significativas nos resultados de aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9591_TB2171_30102025225029.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI JORGE DA SILVA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "SUELI"
    "autor_email" => "suelijorge28@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125846
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2171
    "inscrito_id" => 9591
    "titulo" => "LIDERANÇA ESCOLAR NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "O estudo destaca os desafios e as abordagens da liderança escolar no século XXI, centrando-se na administração de instituições educacionais em um ambiente de contínuas mudanças tecnológicas e sociais, neste horizonte a pesquisa apresenta como objetivo geral analisar como a liderança pode influenciar positivamente a cultura organizacional e os resultados educacionais em um contexto de rápidas transformações. No que refere a metodologia trata-se de uma revisão de literatura abrangente, incluindo estudos de caso e artigos científicos atrelados a temática os quais permitiram a identificação de práticas eficazes na liderança educacional. O referencial teórico é fundamentado em autores como Lück (2009), Oliveira e Carvalho (2018), Caixeiro (2014), entre outros, que discutem a importância da cultura organizacional, inovação pedagógica e inclusão. O estudo revela que os principais desafios enfrentados pelos líderes escolares incluem a integração de novas tecnologias educativas, a gestão da diversidade e promoção do bem-estar no ambiente escolar, além da adaptação a novos modelos pedagógicos. A pesquisa destaca que lideranças eficazes são aquelas que promovem uma cultura organizacional inovadora e inclusiva, resultando em melhorias significativas nos resultados educacionais. As análises realizadas evidenciam a necessidade de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento humano e a saúde mental de alunos e professores. O estudo considera que a eficácia da liderança escolar está atrelada à capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos e implementar estratégias adaptativas que atendam às demandas da sociedade, concluindo que líderes escolares eficazes são aqueles que cultivam uma cultura organizacional que valoriza a inovação pedagógica e desenvolvimento humano, resultando em melhorias significativas nos resultados de aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9591_TB2171_30102025225029.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELI JORGE DA SILVA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "SUELI"
    "autor_email" => "suelijorge28@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo destaca os desafios e as abordagens da liderança escolar no século XXI, centrando-se na administração de instituições educacionais em um ambiente de contínuas mudanças tecnológicas e sociais, neste horizonte a pesquisa apresenta como objetivo geral analisar como a liderança pode influenciar positivamente a cultura organizacional e os resultados educacionais em um contexto de rápidas transformações. No que refere a metodologia trata-se de uma revisão de literatura abrangente, incluindo estudos de caso e artigos científicos atrelados a temática os quais permitiram a identificação de práticas eficazes na liderança educacional. O referencial teórico é fundamentado em autores como Lück (2009), Oliveira e Carvalho (2018), Caixeiro (2014), entre outros, que discutem a importância da cultura organizacional, inovação pedagógica e inclusão. O estudo revela que os principais desafios enfrentados pelos líderes escolares incluem a integração de novas tecnologias educativas, a gestão da diversidade e promoção do bem-estar no ambiente escolar, além da adaptação a novos modelos pedagógicos. A pesquisa destaca que lideranças eficazes são aquelas que promovem uma cultura organizacional inovadora e inclusiva, resultando em melhorias significativas nos resultados educacionais. As análises realizadas evidenciam a necessidade de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento humano e a saúde mental de alunos e professores. O estudo considera que a eficácia da liderança escolar está atrelada à capacidade de enfrentar os desafios contemporâneos e implementar estratégias adaptativas que atendam às demandas da sociedade, concluindo que líderes escolares eficazes são aqueles que cultivam uma cultura organizacional que valoriza a inovação pedagógica e desenvolvimento humano, resultando em melhorias significativas nos resultados de aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.