CONCEPÇÕES SOBRE ESTUDO DE CASO COMO METODOLOGIA ATIVA APLICADA NO ENSINO BÁSICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125852 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2183 "inscrito_id" => 6146 "titulo" => "CONCEPÇÕES SOBRE ESTUDO DE CASO COMO METODOLOGIA ATIVA APLICADA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "A construção de habilidades relacionadas ao pensamento crítico nas situações de ensino e aprendizagem é um tema de interesse nas pesquisas em educação, sendo discutido por autores como Neusi Berbel e José Moran. Nesse sentido, os docentes precisam buscar abordagens didáticas que favoreçam esse desenvolvimento na sala de aula. O Estudo de Caso possui a potencialidade de promover o pensamento crítico dos estudantes, pois utiliza casos investigativos baseados em problemas. Esse trabalho teve por objetivo relatar as concepções e perspectivas acerca do Estudo de Caso como metodologia aplicada no ensino básico, no contexto do minicurso “Alunos Críticos e Estudo de Caso: tudo a ver?”, realizado em um evento científico sobre Metodologias Ativas, no estado de Sergipe. Para isso o minicurso foi planejado e organizado através de etapas, a saber: 1) concepções iniciais sobre a metodologia do Estudo de Caso; 2) abordagem teórica sobre o Estudo de Caso e sua aplicação; 3) construção e aplicação de um caso; e 4) avaliação por meio da aprendizagem visível, utilizando a bússola criativa. Como resultado, pode-se perceber que os seis integrantes compreendiam sobre o quê se tratava a metodologia. Foram elaborados casos a respeito das eleições de 2024 e da queima da cana de açúcar. Na bússola criativa, foram relatados aspectos referentes ao receio de não despertar o interesse dos educandos, à necessidade de aulas mais práticas para aprofundamento, ao conhecimento de outras formas de aplicação da metodologia e ao entusiasmo de conhecer metodologias que diferenciam a prática pedagógica. Nota-se, portanto, a necessidade de investir em formação continuada para a inserção de professores no contexto de metodologias que valorizem o papel do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, a fim de desenvolver nos discentes habilidades e competências inerentes à vivência na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6146_TB2183_29102025160313.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA VIEIRA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoriavieira112001@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125852 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2183 "inscrito_id" => 6146 "titulo" => "CONCEPÇÕES SOBRE ESTUDO DE CASO COMO METODOLOGIA ATIVA APLICADA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "A construção de habilidades relacionadas ao pensamento crítico nas situações de ensino e aprendizagem é um tema de interesse nas pesquisas em educação, sendo discutido por autores como Neusi Berbel e José Moran. Nesse sentido, os docentes precisam buscar abordagens didáticas que favoreçam esse desenvolvimento na sala de aula. O Estudo de Caso possui a potencialidade de promover o pensamento crítico dos estudantes, pois utiliza casos investigativos baseados em problemas. Esse trabalho teve por objetivo relatar as concepções e perspectivas acerca do Estudo de Caso como metodologia aplicada no ensino básico, no contexto do minicurso “Alunos Críticos e Estudo de Caso: tudo a ver?”, realizado em um evento científico sobre Metodologias Ativas, no estado de Sergipe. Para isso o minicurso foi planejado e organizado através de etapas, a saber: 1) concepções iniciais sobre a metodologia do Estudo de Caso; 2) abordagem teórica sobre o Estudo de Caso e sua aplicação; 3) construção e aplicação de um caso; e 4) avaliação por meio da aprendizagem visível, utilizando a bússola criativa. Como resultado, pode-se perceber que os seis integrantes compreendiam sobre o quê se tratava a metodologia. Foram elaborados casos a respeito das eleições de 2024 e da queima da cana de açúcar. Na bússola criativa, foram relatados aspectos referentes ao receio de não despertar o interesse dos educandos, à necessidade de aulas mais práticas para aprofundamento, ao conhecimento de outras formas de aplicação da metodologia e ao entusiasmo de conhecer metodologias que diferenciam a prática pedagógica. Nota-se, portanto, a necessidade de investir em formação continuada para a inserção de professores no contexto de metodologias que valorizem o papel do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, a fim de desenvolver nos discentes habilidades e competências inerentes à vivência na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6146_TB2183_29102025160313.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA VIEIRA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoriavieira112001@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }