TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125853 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2184 "inscrito_id" => 9007 "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "Trata-se de um estudo de Mestrado em Educação em realização no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGE/FE/UnB) no âmbito da linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação(ETEC). da Universidade de Brasilia, sob a orientação da Professora Doutora Amaralina Miranda de Souza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo analisar o uso de tecnologias assistivas como apoio ao processo de ensino-aprendizagem com vistas á inclusão de estudantes autistas nas escolas públicas do Distrito Federal. Ao eleger estudantes autistas como sujeitos da pesquisa, delimitamos a metodologia da pesquisa de cunho qualitativo, na consideração da presença de subjetividade dos estudantes autista no que diz respeito a sua diversidade. Em relação à tecnologia assistiva e a mediação pedagógica do professor, a pesquisa seré embasada por autores de amplo aspecto em contribuições científicas desse tema, como Galvão Filho, Berch Moran, Behrens,entre outos. A Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) será um dos documentos norteadores da pesquisa. Nesse âmbito, farão parte da pesquisa estudantes autistas que estão em classe comum inclusiva. Após selecionar estudantes autistas de classes comuns inclusivas, será iniciada a fase de investigar as relações, interações e aspectos de acessibilidade presentes nesses espaços.As estrategias utilizadas para coleta de dados serão: a observação participante , a entrevistas individuais semiestruturadas com professores, estudantes autistas e familiares. A observação participante será direcionada para o contexto das relações estabelecidas na classe comum inclusiva, entre estudantes autistas, professores e colegas, mediadas ou não por tecnologias assistivas. Os resultados da pesquisa serão analisados com base nas orientações da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin(2015). Essa técnica irá ser utilizada devido a complexibilidade de análise de parâmetros presentes ou não inclusão escolar de estudantes autistas, acessibilidade, relações estabelecidas na classe comum inclusiva, uso de tecnologias assistivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9007_TB2184_30102025192306.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA FERNANDA PAIVA CURADO TRABUCO" "autor_nome_curto" => "Érica Curado" "autor_email" => "ericacurado@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125853 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2184 "inscrito_id" => 9007 "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "Trata-se de um estudo de Mestrado em Educação em realização no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGE/FE/UnB) no âmbito da linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação(ETEC). da Universidade de Brasilia, sob a orientação da Professora Doutora Amaralina Miranda de Souza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo analisar o uso de tecnologias assistivas como apoio ao processo de ensino-aprendizagem com vistas á inclusão de estudantes autistas nas escolas públicas do Distrito Federal. Ao eleger estudantes autistas como sujeitos da pesquisa, delimitamos a metodologia da pesquisa de cunho qualitativo, na consideração da presença de subjetividade dos estudantes autista no que diz respeito a sua diversidade. Em relação à tecnologia assistiva e a mediação pedagógica do professor, a pesquisa seré embasada por autores de amplo aspecto em contribuições científicas desse tema, como Galvão Filho, Berch Moran, Behrens,entre outos. A Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) será um dos documentos norteadores da pesquisa. Nesse âmbito, farão parte da pesquisa estudantes autistas que estão em classe comum inclusiva. Após selecionar estudantes autistas de classes comuns inclusivas, será iniciada a fase de investigar as relações, interações e aspectos de acessibilidade presentes nesses espaços.As estrategias utilizadas para coleta de dados serão: a observação participante , a entrevistas individuais semiestruturadas com professores, estudantes autistas e familiares. A observação participante será direcionada para o contexto das relações estabelecidas na classe comum inclusiva, entre estudantes autistas, professores e colegas, mediadas ou não por tecnologias assistivas. Os resultados da pesquisa serão analisados com base nas orientações da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin(2015). Essa técnica irá ser utilizada devido a complexibilidade de análise de parâmetros presentes ou não inclusão escolar de estudantes autistas, acessibilidade, relações estabelecidas na classe comum inclusiva, uso de tecnologias assistivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9007_TB2184_30102025192306.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA FERNANDA PAIVA CURADO TRABUCO" "autor_nome_curto" => "Érica Curado" "autor_email" => "ericacurado@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }