ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE OFICINA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA PARAENSE
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O objetivo foi utilizar uma oficina experimental dirigida de microscopia na formação de professores de ciências do interior do Pará, como estratégia didática do processo de Alfabetização Científica. Durante a oficina “Amazônia microscópica: onde está que não há vemos!?”, foram utilizados os eixos estruturantes e os indicadores da Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008) e Sasseron e Carvalho (2011), para avaliar qualitativamente o desempenho de 20 licenciandos de Ciências Naturais e Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. A turma foi dividida em duplas de alunos. Cada dupla fez observações de uma planta briófita típica da biodiversidade da região e de um miniecossistema aquático, utilizando os instrumentos lupa de mão, estereomicroscópio e microscópio. Cada dupla desenvolveu as habilidades, específicas para cada instrumento, de preparação, montagem, observação e análise. 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