PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA FREIREANA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125855 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2187 "inscrito_id" => 9587 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA FREIREANA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Neste artigo, objetivamos analisar práticas educativas que articulam a perspectiva freireana com a abordagem teórica da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), implementadas tanto em ambientes escolares quanto não-escolares. Investigamos os principais conceitos teóricos utilizados, a abordagem metodológica aplicada e os principais resultados encontrados, buscando mapear limites e potencialidades dessa articulação nas ações educativas analisadas, com o intuito de fundamentar uma Educação CTSA humanizadora. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. A análise foi desenvolvida a partir da produção científica vinculada à área de Educação em Ciências. Para isso, realizamos um levantamento nas seguintes bases: Portal de Periódicos CAPES e SciELO, além de periódicos específicos como Indagatio Didactica, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Alexandria, Investigações em Ensino de Ciências, Ensaio e Ciência & Educação, abrangendo o período de 1999 a 2024, totalizando 25 anos de produção acadêmica. A fundamentação teórica ancorou-se na pedagogia libertadora de Paulo Freire, com ênfase nas obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia, em diálogo com autores que discutem a Educação CTSA, tais como Santos e Auler (2011), Chrispino (2017) e Teixeira (2020). No total, identificamos 11 trabalhos. Os resultados indicam que, embora existam iniciativas que se aproximam da proposta freireana, sua epistemologia ainda é pouco explorada em práticas pedagógicas efetivas no campo da Educação em Ciências, o que evidencia a necessidade de expansão das pesquisas e práticas que favoreçam a educação crítica no âmbito da Educação CTSA. Concluímos que a incorporação dos postulados freireanos à Educação CTSA, fortalece a formação cidadã dos educandos, promovendo um conhecimento científico mais significativo. Por fim, ressaltamos a necessidade da consolidação de tais práticas na área, uma vez que é fundamental considerar demandas locais relacionadas à Ciência e Tecnologia nas aulas, a fim de contribuir para uma visão crítica da realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9587_TB2187_29102025085417.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE NOVAES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinenovaes391@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125855 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2187 "inscrito_id" => 9587 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA FREIREANA: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Neste artigo, objetivamos analisar práticas educativas que articulam a perspectiva freireana com a abordagem teórica da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), implementadas tanto em ambientes escolares quanto não-escolares. Investigamos os principais conceitos teóricos utilizados, a abordagem metodológica aplicada e os principais resultados encontrados, buscando mapear limites e potencialidades dessa articulação nas ações educativas analisadas, com o intuito de fundamentar uma Educação CTSA humanizadora. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. A análise foi desenvolvida a partir da produção científica vinculada à área de Educação em Ciências. Para isso, realizamos um levantamento nas seguintes bases: Portal de Periódicos CAPES e SciELO, além de periódicos específicos como Indagatio Didactica, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Alexandria, Investigações em Ensino de Ciências, Ensaio e Ciência & Educação, abrangendo o período de 1999 a 2024, totalizando 25 anos de produção acadêmica. A fundamentação teórica ancorou-se na pedagogia libertadora de Paulo Freire, com ênfase nas obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia, em diálogo com autores que discutem a Educação CTSA, tais como Santos e Auler (2011), Chrispino (2017) e Teixeira (2020). No total, identificamos 11 trabalhos. Os resultados indicam que, embora existam iniciativas que se aproximam da proposta freireana, sua epistemologia ainda é pouco explorada em práticas pedagógicas efetivas no campo da Educação em Ciências, o que evidencia a necessidade de expansão das pesquisas e práticas que favoreçam a educação crítica no âmbito da Educação CTSA. Concluímos que a incorporação dos postulados freireanos à Educação CTSA, fortalece a formação cidadã dos educandos, promovendo um conhecimento científico mais significativo. Por fim, ressaltamos a necessidade da consolidação de tais práticas na área, uma vez que é fundamental considerar demandas locais relacionadas à Ciência e Tecnologia nas aulas, a fim de contribuir para uma visão crítica da realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9587_TB2187_29102025085417.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE NOVAES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinenovaes391@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }