BRINCAR É VIVER: A GARANTIA E DEFESA DO PROTAGONISMO DE CRIANÇAS DE 0 À 3 ANOS ATRAVÉS DOS TERRITÓRIOS DE EXPLORAÇÃO PROPOSTOS EM PROJETO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE
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É através dela que a criança atua ativamente sobre o seu desenvolvimento e aprendizagem a partir da leitura, interpretação da realidade a qual observa e atua, produzindo, então, cultura. Essa é uma defesa não apenas de grandes autores e pensadores da área da Pedagogia, mas de documentos como a Declaração Universal dos Direitos das Crianças que garantem e defendem o direito ao brincar de maneira essencial e inalienável às crianças. Pensando nisso e baseados nas práticas pedagógicas de Reggio Emilia (Itália), o Jardin Fabulinus leva para a Argentina os Territórios do Brincar, inspirando-nos a construir e implementar no leque de projetos permanentes da Educação Infantil da Rede Municipal, o projeto Brincar é Viver. Os Territórios de Exploração consistem no planejamento intencional de, no mínimo, 3 territórios organizados nos espaços externos da Unidade, com temáticas que dialoguem entre si, de maneira atrativa e convidativa à exploração das crianças. 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