Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCAR É VIVER: A GARANTIA E DEFESA DO PROTAGONISMO DE CRIANÇAS DE 0 À 3 ANOS ATRAVÉS DOS TERRITÓRIOS DE EXPLORAÇÃO PROPOSTOS EM PROJETO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho busca apresentar o conceito de Territórios de Exploração, bem como sua implementação e impacto na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, com os grupos etários de 0 a 3 anos. O exercício da brincadeira está nos fundamentos do desenvolvimento humano. É através dela que a criança atua ativamente sobre o seu desenvolvimento e aprendizagem a partir da leitura, interpretação da realidade a qual observa e atua, produzindo, então, cultura. Essa é uma defesa não apenas de grandes autores e pensadores da área da Pedagogia, mas de documentos como a Declaração Universal dos Direitos das Crianças que garantem e defendem o direito ao brincar de maneira essencial e inalienável às crianças. Pensando nisso e baseados nas práticas pedagógicas de Reggio Emilia (Itália), o Jardin Fabulinus leva para a Argentina os Territórios do Brincar, inspirando-nos a construir e implementar no leque de projetos permanentes da Educação Infantil da Rede Municipal, o projeto Brincar é Viver. Os Territórios de Exploração consistem no planejamento intencional de, no mínimo, 3 territórios organizados nos espaços externos da Unidade, com temáticas que dialoguem entre si, de maneira atrativa e convidativa à exploração das crianças. A curadoria dos materiais e elementos para compor os territórios deverão ser inteligentes, recicláveis e naturais, pensados de modo a potencializar o direito ao livre brincar, as múltiplas aprendizagens, favorecendo a interação e integração entre crianças de faixa etárias distintas. Nascendo em maio de 2024, as Unidades Educacionais seguem um cronograma mensal para efetivação do projeto. O projeto é um divisor de águas na compreensão, manutenção e conservação da garantia do direito ao livre brincar, no entendimento dos profissionais acerca das concepções sobre a importância do brincar e da brincadeira como condição sine qua non para as crianças, como também na contínua construção dos profissionais enquanto pesquisadores do desenvolvimento infantil.

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