TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125859 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2196 "inscrito_id" => 4477 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "A oralidade desempenha um papel fundamental na sociedade contemporânea, sendo essencial para a comunicação, a construção do conhecimento e a interação social. No contexto educacional, o desenvolvimento da oralidade possibilita aos alunos aprimorar suas habilidades argumentativas, expressivas e interpretativas. Com o avanço das tecnologias digitais, novas ferramentas surgem para potencializar o ensino da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando abordagens mais dinâmicas e interativas. Este estudo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, as potencialidades e desafios do uso das tecnologias digitais no ensino da oralidade. Metodologicamente, a pesquisa baseia-se na análise de artigos, livros e trabalhos acadêmicos que abordam o tema, destacando diferentes perspectivas teóricas sobre o impacto das ferramentas digitais na prática pedagógica. A literatura aponta que recursos tecnológicos possibilitam a ampliação das práticas orais no ambiente escolar, permitindo que os estudantes pratiquem e aperfeiçoem sua comunicação de forma autônoma e colaborativa. Os resultados indicam que as tecnologias, quando integradas de forma planejada e reflexiva, podem proporcionar maior engajamento dos alunos, diversificação de estratégias didáticas e ampliação das interações comunicativas. Além disso, favorecem a adaptação do ensino às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura adequada, formação docente e resistência a novas metodologias ainda limitam a plena inserção dessas ferramentas no ensino de Língua Portuguesa. A necessidade de políticas públicas voltadas para a capacitação de professores e o acesso a recursos tecnológicos é fundamental para que essas práticas se tornem mais eficazes e acessíveis. Conclui-se que a adoção das tecnologias digitais pode contribuir significativamente para o ensino da oralidade, tornando-o mais atrativo, inclusivo e eficiente. Entretanto, para que essa integração seja bem-sucedida, é imprescindível que haja um planejamento pedagógico estruturado, além de investimentos em formação continuada e infraestrutura tecnológica nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4477_TB2196_31102025160746.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL FRANÇA FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelfreitas_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125859 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2196 "inscrito_id" => 4477 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "A oralidade desempenha um papel fundamental na sociedade contemporânea, sendo essencial para a comunicação, a construção do conhecimento e a interação social. No contexto educacional, o desenvolvimento da oralidade possibilita aos alunos aprimorar suas habilidades argumentativas, expressivas e interpretativas. Com o avanço das tecnologias digitais, novas ferramentas surgem para potencializar o ensino da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa, proporcionando abordagens mais dinâmicas e interativas. Este estudo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, as potencialidades e desafios do uso das tecnologias digitais no ensino da oralidade. Metodologicamente, a pesquisa baseia-se na análise de artigos, livros e trabalhos acadêmicos que abordam o tema, destacando diferentes perspectivas teóricas sobre o impacto das ferramentas digitais na prática pedagógica. A literatura aponta que recursos tecnológicos possibilitam a ampliação das práticas orais no ambiente escolar, permitindo que os estudantes pratiquem e aperfeiçoem sua comunicação de forma autônoma e colaborativa. Os resultados indicam que as tecnologias, quando integradas de forma planejada e reflexiva, podem proporcionar maior engajamento dos alunos, diversificação de estratégias didáticas e ampliação das interações comunicativas. Além disso, favorecem a adaptação do ensino às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura adequada, formação docente e resistência a novas metodologias ainda limitam a plena inserção dessas ferramentas no ensino de Língua Portuguesa. A necessidade de políticas públicas voltadas para a capacitação de professores e o acesso a recursos tecnológicos é fundamental para que essas práticas se tornem mais eficazes e acessíveis. Conclui-se que a adoção das tecnologias digitais pode contribuir significativamente para o ensino da oralidade, tornando-o mais atrativo, inclusivo e eficiente. Entretanto, para que essa integração seja bem-sucedida, é imprescindível que haja um planejamento pedagógico estruturado, além de investimentos em formação continuada e infraestrutura tecnológica nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4477_TB2196_31102025160746.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL FRANÇA FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelfreitas_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }