CONCEPÇÕES DE ESPIRITUALIDADE EM ESTUDANTES CONCLUINTES E RECÉM-FORMADOS DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
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Apontamos distinções entre Educação, Ensino Religioso, Espiritualidade e Formação Humana e suas implicações teórico-pedagógicas baseadas na Constituição Federal de 1988. O termo “Espiritualidade” é explorado a partir da Base Nacional Comum Curricular, dos artigos, teses e dissertações do Núcleo de Educação e Espiritualidade do PPGEduc/UFPE e outros autores da temática que problematizam o crescimento e avanços de projetos sociais neoliberais, subalternizadores e colonizadores, assim como do fundamentalismo da hegemonia cristã que tem gestado a captura da Espiritualidade como resiliência para produtividade, consolidação de estereótipos sobre sexo e gênero, desvirtuação dos fins da formação humana e legitimação de intervalos biblícos nas escolas. Pesquisa qualitativa participativa exploratória realizada através de questionários e entrevistas semiestruturadas na modalidade online. Participaram da pesquisa 71 (setenta e um) graduandos e 22 (vinte e dois) concluintes e recém-formados. 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Destacamos que mais de 80% dos participantes não lerem sobre Espiritualidade na BNCC, mas são a favor da sua inclusão nas salas de aula e/ou escola, o que poderia provocar distorções e reducionismo da Espiritualidade e implementação ou doutrinação religiosa por falta de embasamento teórico e lacunas na formação de professores" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1469_TB2216_30102025231920.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALBERTO CARDOSO" "autor_email" => "albertocardosodeoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125868 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2216 "inscrito_id" => 1469 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ESPIRITUALIDADE EM ESTUDANTES CONCLUINTES E RECÉM-FORMADOS DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções de espiritualidade dos estudantes concluintes e recém-formados do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, assim como problematizar as possíveis relações entre Espiritualidade e Educação. 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