Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE ESPIRITUALIDADE EM ESTUDANTES CONCLUINTES E RECÉM-FORMADOS DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções de espiritualidade dos estudantes concluintes e recém-formados do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, assim como problematizar as possíveis relações entre Espiritualidade e Educação. Apontamos distinções entre Educação, Ensino Religioso, Espiritualidade e Formação Humana e suas implicações teórico-pedagógicas baseadas na Constituição Federal de 1988. O termo “Espiritualidade” é explorado a partir da Base Nacional Comum Curricular, dos artigos, teses e dissertações do Núcleo de Educação e Espiritualidade do PPGEduc/UFPE e outros autores da temática que problematizam o crescimento e avanços de projetos sociais neoliberais, subalternizadores e colonizadores, assim como do fundamentalismo da hegemonia cristã que tem gestado a captura da Espiritualidade como resiliência para produtividade, consolidação de estereótipos sobre sexo e gênero, desvirtuação dos fins da formação humana e legitimação de intervalos biblícos nas escolas. Pesquisa qualitativa participativa exploratória realizada através de questionários e entrevistas semiestruturadas na modalidade online. Participaram da pesquisa 71 (setenta e um) graduandos e 22 (vinte e dois) concluintes e recém-formados. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática e organizados em 6 (seis) macro categorias que buscam apresentar as compreensões de Espiritualidade: Religião, Formação Humana, Acontecimento não-religioso, Aquisição de Valores Supremos e Altruísta, Processos de Mudança e Transformação do Sujeito e Participativa Decolonial. Apresentamos as justificativas utilizadas para relacionar Educação e Espiritualidade, assim como as fontes mais acessadas e os assuntos mais difíceis de serem abordados em sala de aula e/ou escola. Destacamos que mais de 80% dos participantes não lerem sobre Espiritualidade na BNCC, mas são a favor da sua inclusão nas salas de aula e/ou escola, o que poderia provocar distorções e reducionismo da Espiritualidade e implementação ou doutrinação religiosa por falta de embasamento teórico e lacunas na formação de professores

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