Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL X DECOLONIALIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão sobre as marcas deixadas pela educação colonizadora na Educação Infantil brasileira, analisando como o processo histórico de dominação moldou concepções de criança, infância e ensino. A colonização impôs modelos pedagógicos hegemônicos, eurocentrados e excludentes, que ainda hoje influenciam práticas educativas, resultando na negação de direitos e na perpetuação de desigualdades. A partir da abordagem decolonial e com base em autores como Freire (1991) e Quijano (2013), este estudo bibliográfico problematizou a manutenção e permanência de paradigmas colonizadores na educação das crianças, desvelando contradições e desafios para a superação desse modelo. A decolonialidade propõe um rompimento com essas estruturas, ressignificando o ensino por meio da valorização de saberes plurais, experiências comunitárias e perspectivas interculturais. Além disso, questiona-se como os processos formativos de professores na Educação Infantil ainda reproduzem epistemologias colonizadoras, desconsiderando saberes locais e perspectivas interculturais. Assim, concluímos que torna-se essencial questionar o poder, o saber, o ser e o viver na educação, construindo alternativas que promovam práticas pedagógicas mais democráticas, críticas e emancipadoras. Para tanto, ressaltamos que este estudo bibliográfico contribuirá para a reflexão e construção de caminhos possíveis para uma pedagogia decolonial na Educação Infantil, pautada no respeito às diversidades e na garantia de direitos às infâncias historicamente marginalizadas.

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