EXPLORANDO HORIZONTES DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE INGLÊS ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125879 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2238 "inscrito_id" => 9398 "titulo" => "EXPLORANDO HORIZONTES DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE INGLÊS ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de ensino vivenciada por um bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UFERSA, que atuou no subprojeto de Letras Inglês na Escola Estadual Sebastião Gurgel, em Caraúbas-RN. Descrevemos, portanto, uma experiência de ensino na qual este bolsista participou dos processos de elaboração, aplicação e coleta dos resultados de um projeto de ensino de língua inglesa baseado na utilização de recursos digitais móveis em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Nosso relato concentra-se, sobretudo, nos resultados da experiência quanto à aprendizagem de língua inglesa dos alunos envolvidos, além de destacar o percurso formativo do bolsista, com ênfase no desenvolvimento de suas habilidades no uso de ferramentas digitais para o ensino de língua inglesa. Metodologicamente, este trabalho inscreve-se em uma perspectiva descritivo-interpretativa e segue uma abordagem prioritariamente qualitativa, uma vez que nosso foco está na análise subjetiva da experiência aqui narrada. Fundamentamos nosso trabalho em autores como Duarte; Alda e Leffa (2016); De Souza (2015) e Pereira et al. (2012). Os resultados mostram que a experiência foi significativa para os alunos envolvidos, uma vez que estes demonstraram progresso no aprendizado de vocabulário e gramática da língua inglesa. Além disso, a expência contribuiu para o bolsista, o qual, na condição de professor em formação inicial, pode obter insights para o desenvolvimento de suas práticas futuras em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9398_TB2238_29102025195919.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVO CAMARGO ANDRE ALVES" "autor_nome_curto" => "IVO" "autor_email" => "ivo.alves@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125879 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2238 "inscrito_id" => 9398 "titulo" => "EXPLORANDO HORIZONTES DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE INGLÊS ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de ensino vivenciada por um bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UFERSA, que atuou no subprojeto de Letras Inglês na Escola Estadual Sebastião Gurgel, em Caraúbas-RN. Descrevemos, portanto, uma experiência de ensino na qual este bolsista participou dos processos de elaboração, aplicação e coleta dos resultados de um projeto de ensino de língua inglesa baseado na utilização de recursos digitais móveis em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Nosso relato concentra-se, sobretudo, nos resultados da experiência quanto à aprendizagem de língua inglesa dos alunos envolvidos, além de destacar o percurso formativo do bolsista, com ênfase no desenvolvimento de suas habilidades no uso de ferramentas digitais para o ensino de língua inglesa. Metodologicamente, este trabalho inscreve-se em uma perspectiva descritivo-interpretativa e segue uma abordagem prioritariamente qualitativa, uma vez que nosso foco está na análise subjetiva da experiência aqui narrada. Fundamentamos nosso trabalho em autores como Duarte; Alda e Leffa (2016); De Souza (2015) e Pereira et al. (2012). Os resultados mostram que a experiência foi significativa para os alunos envolvidos, uma vez que estes demonstraram progresso no aprendizado de vocabulário e gramática da língua inglesa. Além disso, a expência contribuiu para o bolsista, o qual, na condição de professor em formação inicial, pode obter insights para o desenvolvimento de suas práticas futuras em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9398_TB2238_29102025195919.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVO CAMARGO ANDRE ALVES" "autor_nome_curto" => "IVO" "autor_email" => "ivo.alves@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }