EXPLORANDO ONDAS - DA TEORIA À PRÁTICA COM SOM E CIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125881 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2241 "inscrito_id" => 9656 "titulo" => "EXPLORANDO ONDAS - DA TEORIA À PRÁTICA COM SOM E CIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de ondulatória pode parecer um grande desafio, mas e se, em vez de apenas falar sobre ondas, nós as ouvíssemos e explorássemos de forma prática? Esta pesquisa propõe transformar a sala de aula em um ambiente experimental e dinâmico, onde os alunos possam vivenciar os conceitos físicos de maneira concreta. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e na Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky, o trabalho busca integrar teoria e prática por meio de atividades interativas e experimentais. A sequência didática inicia-se com um questionário diagnóstico para investigar os conhecimentos prévios dos estudantes, seguido do experimento “Ecos do Universo”, que permite a escuta de sons de planetas e estrelas. A segunda aula conta com um quiz interativo no Kahoot! e o experimento do cano, que demonstra a formação de ondas estacionárias e a ressonância, promovendo a colaboração entre os alunos na construção do conhecimento. Na terceira aula, realizam-se atividades práticas sobre velocidade do som, comprimento de onda e efeito Doppler, além da utilização de um gerador de frequências, permitindo a análise de ondas não perceptíveis no cotidiano. Resultados de pesquisas indicam que a abordagem experimental aliada à interatividade contribui significativamente para a compreensão dos conceitos de ondulatória, tornando o aprendizado mais acessível, intuitivo e envolvente. Conclui-se que o uso de metodologias ativas estimula a curiosidade dos estudantes e favorece uma aprendizagem mais significativa e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9656_TB2241_30102025190517.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DE MELO MOURA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mxriamelomoura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125881 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2241 "inscrito_id" => 9656 "titulo" => "EXPLORANDO ONDAS - DA TEORIA À PRÁTICA COM SOM E CIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de ondulatória pode parecer um grande desafio, mas e se, em vez de apenas falar sobre ondas, nós as ouvíssemos e explorássemos de forma prática? Esta pesquisa propõe transformar a sala de aula em um ambiente experimental e dinâmico, onde os alunos possam vivenciar os conceitos físicos de maneira concreta. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e na Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky, o trabalho busca integrar teoria e prática por meio de atividades interativas e experimentais. A sequência didática inicia-se com um questionário diagnóstico para investigar os conhecimentos prévios dos estudantes, seguido do experimento “Ecos do Universo”, que permite a escuta de sons de planetas e estrelas. A segunda aula conta com um quiz interativo no Kahoot! e o experimento do cano, que demonstra a formação de ondas estacionárias e a ressonância, promovendo a colaboração entre os alunos na construção do conhecimento. Na terceira aula, realizam-se atividades práticas sobre velocidade do som, comprimento de onda e efeito Doppler, além da utilização de um gerador de frequências, permitindo a análise de ondas não perceptíveis no cotidiano. Resultados de pesquisas indicam que a abordagem experimental aliada à interatividade contribui significativamente para a compreensão dos conceitos de ondulatória, tornando o aprendizado mais acessível, intuitivo e envolvente. Conclui-se que o uso de metodologias ativas estimula a curiosidade dos estudantes e favorece uma aprendizagem mais significativa e colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9656_TB2241_30102025190517.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DE MELO MOURA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mxriamelomoura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }