Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO ONDAS - DA TEORIA À PRÁTICA COM SOM E CIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de ondulatória pode parecer um grande desafio, mas e se, em vez de apenas falar sobre ondas, nós as ouvíssemos e explorássemos de forma prática? Esta pesquisa propõe transformar a sala de aula em um ambiente experimental e dinâmico, onde os alunos possam vivenciar os conceitos físicos de maneira concreta. Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e na Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky, o trabalho busca integrar teoria e prática por meio de atividades interativas e experimentais. A sequência didática inicia-se com um questionário diagnóstico para investigar os conhecimentos prévios dos estudantes, seguido do experimento “Ecos do Universo”, que permite a escuta de sons de planetas e estrelas. A segunda aula conta com um quiz interativo no Kahoot! e o experimento do cano, que demonstra a formação de ondas estacionárias e a ressonância, promovendo a colaboração entre os alunos na construção do conhecimento. Na terceira aula, realizam-se atividades práticas sobre velocidade do som, comprimento de onda e efeito Doppler, além da utilização de um gerador de frequências, permitindo a análise de ondas não perceptíveis no cotidiano. Resultados de pesquisas indicam que a abordagem experimental aliada à interatividade contribui significativamente para a compreensão dos conceitos de ondulatória, tornando o aprendizado mais acessível, intuitivo e envolvente. Conclui-se que o uso de metodologias ativas estimula a curiosidade dos estudantes e favorece uma aprendizagem mais significativa e colaborativa.

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