Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CIÊNCIA CIDADÃ PARA A CONSERVAÇÃO DAS ARAUCÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125882
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2244
    "inscrito_id" => 9673
    "titulo" => "A CIÊNCIA CIDADÃ PARA A CONSERVAÇÃO DAS ARAUCÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A Ciência Cidadã é uma abordagem em que a comunidade participa ativamente da coleta e análise de dados de importância científica, sendo comumente utilizada para compreensão da biodiversidade. Este estudo analisa os questionários aplicados a discentes do 4º ano do curso noturno de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, no contexto da formação "A Ciência Cidadã na Formação Inicial de Professores", com ênfase no tema "Ciência Cidadã e Conservação das Araucárias". O objetivo foi avaliar o impacto da formação no conhecimento dos futuros docentes acerca de Ciência Cidadã e da espécie Araucaria angustifolia. A formação, com duração de três horas, compreendeu as seguintes etapas: aplicação de um questionário inicial (respondido por 30 participantes) para levantamento de concepções prévias; apresentação expositiva-dialogada sobre Ciência Cidadã e dos aspectos biológicos, históricos e ecológicos da Araucária; apresentação do protocolo "Araucária Hunters", do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola; atividade prática de coleta de dados em campo, utilizando o protocolo supracitado; aplicação de um questionário final (respondido por 14 participantes) para aferição da assimilação do conteúdo ministrado. Os questionários foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, culminando na formulação das categorias: Participação em Pesquisa Científica, O Uso da Pesquisa Científica no Ensino Básico, Fatores da Ameaça de Extinção das Araucárias, Desenho Estrutural da Araucária, Compreensão das Araucárias, Aplicação da Ciência Cidadã na Educação, Importância do Mapeamento das Araucárias e Interesse em atuar como Cientista Cidadão. No Questionário Inicial observamos um conhecimento limitado da Ciência Cidadã e das Araucárias, com respostas genéricas ou incompletas. Contudo, o questionário final revelou uma melhor compreensão da espécie em estudo, indicando que formação contribuiu para o aprofundamento do conhecimento. Entretanto, ressalta-se a importância de uma maior contextualização a respeito da prática da Ciência Cidadã para a sua efetiva incorporação na prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9673_TB2244_14102025153339.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA LUISA DA RÓS"
    "autor_nome_curto" => "SARA"
    "autor_email" => "saraluisadaros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125882
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2244
    "inscrito_id" => 9673
    "titulo" => "A CIÊNCIA CIDADÃ PARA A CONSERVAÇÃO DAS ARAUCÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A Ciência Cidadã é uma abordagem em que a comunidade participa ativamente da coleta e análise de dados de importância científica, sendo comumente utilizada para compreensão da biodiversidade. Este estudo analisa os questionários aplicados a discentes do 4º ano do curso noturno de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, no contexto da formação "A Ciência Cidadã na Formação Inicial de Professores", com ênfase no tema "Ciência Cidadã e Conservação das Araucárias". O objetivo foi avaliar o impacto da formação no conhecimento dos futuros docentes acerca de Ciência Cidadã e da espécie Araucaria angustifolia. A formação, com duração de três horas, compreendeu as seguintes etapas: aplicação de um questionário inicial (respondido por 30 participantes) para levantamento de concepções prévias; apresentação expositiva-dialogada sobre Ciência Cidadã e dos aspectos biológicos, históricos e ecológicos da Araucária; apresentação do protocolo "Araucária Hunters", do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola; atividade prática de coleta de dados em campo, utilizando o protocolo supracitado; aplicação de um questionário final (respondido por 14 participantes) para aferição da assimilação do conteúdo ministrado. Os questionários foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, culminando na formulação das categorias: Participação em Pesquisa Científica, O Uso da Pesquisa Científica no Ensino Básico, Fatores da Ameaça de Extinção das Araucárias, Desenho Estrutural da Araucária, Compreensão das Araucárias, Aplicação da Ciência Cidadã na Educação, Importância do Mapeamento das Araucárias e Interesse em atuar como Cientista Cidadão. No Questionário Inicial observamos um conhecimento limitado da Ciência Cidadã e das Araucárias, com respostas genéricas ou incompletas. Contudo, o questionário final revelou uma melhor compreensão da espécie em estudo, indicando que formação contribuiu para o aprofundamento do conhecimento. Entretanto, ressalta-se a importância de uma maior contextualização a respeito da prática da Ciência Cidadã para a sua efetiva incorporação na prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9673_TB2244_14102025153339.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA LUISA DA RÓS"
    "autor_nome_curto" => "SARA"
    "autor_email" => "saraluisadaros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Ciência Cidadã é uma abordagem em que a comunidade participa ativamente da coleta e análise de dados de importância científica, sendo comumente utilizada para compreensão da biodiversidade. Este estudo analisa os questionários aplicados a discentes do 4º ano do curso noturno de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, no contexto da formação "A Ciência Cidadã na Formação Inicial de Professores", com ênfase no tema "Ciência Cidadã e Conservação das Araucárias". O objetivo foi avaliar o impacto da formação no conhecimento dos futuros docentes acerca de Ciência Cidadã e da espécie Araucaria angustifolia. A formação, com duração de três horas, compreendeu as seguintes etapas: aplicação de um questionário inicial (respondido por 30 participantes) para levantamento de concepções prévias; apresentação expositiva-dialogada sobre Ciência Cidadã e dos aspectos biológicos, históricos e ecológicos da Araucária; apresentação do protocolo "Araucária Hunters", do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola; atividade prática de coleta de dados em campo, utilizando o protocolo supracitado; aplicação de um questionário final (respondido por 14 participantes) para aferição da assimilação do conteúdo ministrado. Os questionários foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, culminando na formulação das categorias: Participação em Pesquisa Científica, O Uso da Pesquisa Científica no Ensino Básico, Fatores da Ameaça de Extinção das Araucárias, Desenho Estrutural da Araucária, Compreensão das Araucárias, Aplicação da Ciência Cidadã na Educação, Importância do Mapeamento das Araucárias e Interesse em atuar como Cientista Cidadão. No Questionário Inicial observamos um conhecimento limitado da Ciência Cidadã e das Araucárias, com respostas genéricas ou incompletas. Contudo, o questionário final revelou uma melhor compreensão da espécie em estudo, indicando que formação contribuiu para o aprofundamento do conhecimento. Entretanto, ressalta-se a importância de uma maior contextualização a respeito da prática da Ciência Cidadã para a sua efetiva incorporação na prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.