IMPACTO DIGITAL NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA PÓS-PANDEMIA
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Este estudo, baseado em Silva (2020) e Pacheco et al. (2024), pretendeu analisar os impactos da digitalização no aprendizado de Matemática, a partir da percepção de quatro professores do IFES - Campus São Mateus, por meio da análise de uma pesquisa qualitativa. O questionário abordou a transição para o ensino remoto, as ferramentas digitais utilizadas e os desafios enfrentados. Os resultados apontaram dificuldades na utilização de novas tecnologias e na manutenção do engajamento dos estudantes, que demonstraram baixa participação e dedicação nas aulas. Os professores observaram que alguns alunos mantiveram um bom desempenho, enquanto outros tiveram suas dificuldades mais evidenciadas. Apesar do aumento nas notas, o aprendizado efetivo não acompanhou esse crescimento, indicando que o ensino remoto pode ser limitado sem o engajamento adequado. Os educadores acreditam que o ensino híbrido pode ser eficiente se houver motivação e disciplina dos estudantes, mas ressaltam que o sistema atual ainda não está preparado para essa implementação. A capacitação digital dos professores e o uso adequado de ferramentas tecnológicas são fundamentais para promover um ensino mais inclusivo, dinâmico e alinhado às necessidades da sociedade digital. A partir dos resultados, o estudo procurou desdobrar a influência do uso de diferentes tecnologias no aprendizado de Matemática, em um cenário pós-pandemia." 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